Sindicato promove 2º Encontro de Cipeiros em São Paulo

11/12/2014


 

Para comemorar os 70 anos da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o Dia Mundial dos Direitos Humanos, a Diretoria de Assistência Social e Previdência do Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu, em 10 de dezembro, o 2º Encontro de Cipeiros.

 

O evento aconteceu na sede nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), na capital paulista, e recebeu cipeiros de vários segmentos, RH das empresas e sindicalistas.

 

A ideia do encontro foi debater os aspectos previdenciários e direitos humanos relativos à saúde e segurança do trabalhador.

 

Ricardo Patah, presidente do Sindicato e da UGT, falou da importância dos cipeiros nas empresas e no cumprimento das Normas Regulamentadoras (NR’s). “A saúde, a vida e a cidadania dos trabalhadores são focos importantes para nós, sindicalistas. Queremos que os trabalhadores brasileiros cheguem à aposentadoria com uma saúde extraordinária. Por isso, peço que não aceitem ser cipeiros apenas pela estabilidade no emprego, mas que tenham consciência do grau de responsabilidades que assumem com os companheiros. Vamos buscar alternativas para superar as dificuldades que ainda persistem e fazer desse encontro um momento de intenso debate, que possa influenciar na criação de políticas públicas que atendam as necessidades vitais dos trabalhadores. Vamos fazer valer a NR12 e debater com o Governo Federal o cumprimento desta norma para construir políticas em defesa da vida”, disse Patah.

 

Jakson Pequeno, Rizanda Rodrigues, Fábio Cardoso e Claudia Paciência palestraram sobre previdência, álcool e droga no ambiente de trabalho, o cumprimento da NR10 no setor da eletricidade e prevenção de doenças como o câncer, sob a ótica do Outubro Rosa e Novembro Azul. 

 

“Esse encontro visa trazer informações e relacionar os assuntos acidente de trabalho e previdência. A prevenção é o foco para que possamos, daqui a alguns anos, mostrar índices menores de acidentes de trabalho”, disse Cleonice Caetano Souza, diretora de Assistência Social e Previdência do Sindicato.

 

 

Cipeiro nas empresas

O cipeiro é o profissional responsável por desenvolver um ambiente saudável para os seus colegas de trabalho. Ele faz parte de uma comissão interna da empresa e é eleito pelos próprios trabalhadores, com a missão de colaborar com o empregador para que os acidentes sejam evitados.

 

“Antes, ninguém tinha noção do que era CIPA e o que era participar dela. Hoje, quando se fala de CIPA, todo mundo sabe o que é. Além da estabilidade, participar é trabalhar a prevenção, apontar os malefícios do ambiente e o que pode causar doenças no trabalhador, sejam físicas ou psicológicas”, explica Cleonice.

 

 

Cipa e o Sindicato

O Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato dos Comerciários é especializado em previdência social e na saúde do trabalhador. A entidade sindical, por meio de visitas técnicas nas empresas, além das parcerias com os Ministérios do Trabalho e Público, tenta mudar a realidade dos ambientes sem condições de trabalho.

 

“Quando ocorre um acidente de trabalho dentro da empresa, o cipeiro tem que acompanhar, identificar as situações de risco e orientar os trabalhadores, de acordo com seu conhecimento. Por isso é importante informar sobre previdência. Esse é o conteúdo que mais gera dúvidas no dia a dia”, concluiu Renato de Jesus Santos, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho no Sindicato.