Trabalho: caminho para superação da pobreza

06/08/2013

A pobreza e a exclusão social só serão reduzidas de maneira permanente se os grandes desequilíbrios existentes nos mercados de trabalho forem enfrentados e resolvidos. A afirmação foi feita pela Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, em palestra no VII Congresso Latinoamericano de Estudos do Trabalho, hoje (03), em São Paulo.

 

O evento, que é apoiado pela OIT, será encerrado no dia 5 e é promovido pela Associação Latino-americana de Estudos do Trabalho, ALAST, uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover iniciativas de colaboração entre cientistas latino-americanos dedicados ao estudo do trabalho. O tema do Congresso é O Trabalho no Século XXI: mudanças, impactos e perspectivas.

 

A Diretora da OIT fez a palestra intitulada “Perfil do Trabalho Decente no Brasil”, na qual mostrou como a Agenda de Trabalho Decente, lançada pela Organização em 1999, e que se constitui no ponto central de seu trabalho, vem-se consolidando ao longo dos anos. “O trabalho é a via fundamental para a superação da pobreza, das desigualdades e da exclusão social e uma das formas mais diretas pelas quais o desenvolvimento pode favorecer as pessoas”, disse Laís Abramo, lembrando que no Brasil 76% da renda das famílias advém do trabalho.

 

O Brasil apresentou avanços muito significativos na última década, observou, tais como redução da pobreza e da desigualdade social, diminuição do desemprego e aumento da formalização do mercado de trabalho, aumento dos rendimentos do trabalho e extensão da proteção social. Isso, de acordo com a Diretora da OIT no Brasil é resultado de fatores como uma estratégia de desenvolvimento inclusivo (políticas de caráter redistributivo), integração de políticas (econômicas/proteção social e mercado de trabalho); manutenção dos equilíbrios macroeconômicos; efeitos dos programas de transferência condicionada de renda (Bolsa Família/Brasil Sem Miséria); crescimento e formalização do emprego e política de valorização do salário mínimo.

 

Fundada em 1993, a ALAST possui uma publicação semestral, a Revista Latinoamericana de Estudos do Trabalho, RELET, e realiza um Congresso a cada três anos. Até o momento, seis Congressos tiveram lugar em diferentes países da América Latina: México (1993 e 2010), Brasil (1996), Argentina (2000), Cuba (2003), Uruguai (2007). Assim como os Congressos, a sede da Associação e a Editoria da Revista são itinerantes, circulando entre países a cada três anos. No último Congresso, a Associação elegeu o Brasil como seu país-sede durante o período 2010-2013. Por isso mesmo, a sua Diretoria e a Editoria da Revista, estão, no momento, sob o encargo de pesquisadores brasileiros, que são responsáveis pela organização do VII Congresso.

 

O evento reúne pesquisadores e docentes dos diversos países latinoamericanos para intercâmbio de resultados de estudos e pesquisas sobre o mundo do trabalho e as transformações que vêm se processando nas últimas décadas nessas sociedades. O Congresso almeja, igualmente, consolidar a cooperação científica entre as diferentes instituições de pesquisa e universidades latinoamericanas.

 

Fonte: OIT