Ceia de Natal está 11% mais cara para o paulistano, revela Procon-SP

18/12/2015

Produtos para a ceia de Natal estão 10,90% mais caros na cidade de São Paulo. A informação é de uma pesquisa do Procon-SP, que comparou produtos comuns entre os levantamentos realizados neste ano e em 2014. Foram coletados itens de 10 supermercados distribuídos pelas regiões norte, sul, leste, oeste e centro da capital paulista.

 

Entre os 173 produtos que foram comparados, estão azeites, bombons, farofas prontas, panetones e bolos de Natal. A maior diferença de preço, foi identificada no aspargo branco inteiro (vidro de 200g), da marca Hemmer, que teve variação de 155,11%. O segundo maior aumento foi percebido no panetone de frutas (80g) da marca Village, sendo que em um mercado ele custava R$ 2,98, e R$ 6,10 em outro.

 

O maior número de itens com menor preço foi encontrado na zona norte da cidade. Ao todo, são 70 itens. Em um levantamento realizado pelo Procon-SP no interior do estado de São Paulo, a maior diferença de preços foi identificada na cidade de Campinas, na farofa de soja (250g) da marca Yoki (173,74%,).

 

Confira dicas do Procon-SP para as compras da ceia de Natal: 

 

- Faça  uma lista dos produtos que farão parte da ceia antes de ir às compras

 

- Pesquise preços em encartes de supermercados

 

- Verifique se ofertas condizem com a realidade no ponto de venda

 

- Confira os valores registrados ao passar os produtos pelo caixa. Se houver diferença entre o preço cobrado e o que havia sido informado, prevalece o menor. 

 

Fonte: Brasil Econômico