Pesquisa revela que dormir com seu pet faz bem à saúde

17/12/2015

Para muitos, uma família para ser completa precisa ter um bichinho de estimação. Cães e gatos são os mais comuns, talvez pela facilidade em domesticá-los, uma vez que se adaptam rapidamente aos costumes da casa.    

 

Alguns são os verdadeiros destaque do lar, garantindo boas risadas e dando muito amor aos seus donos, adultos e crianças. A confiança é tanta, que muitos vivem em cima do sofá e das camas.

 

Embora ainda há quem recrimine essa atitude, pesquisa recente realizada com 150 pessoas, afirma que dormir com seu animal de estimação pode trazer benefícios à saúde. Saiba mais!

 

Segurança e proteção

Apesar de haver quem perde o sono quando surpreendido pelo seu pet durante a noite, parte dos pacientes do Centro para Medicina do Sono, no Arizona, EUA, confessaram que dividir a cama com seus animais domésticos ótimo.

 

A pesquisa ouviu 150 pessoas, analisando o sono deles e dos bichinhos, e o resultado revelou que quem dormia na companhia de cães ou gatos se sente mais protegido e seguro.

    

Segundo dados, 56% dos pacientes têm por hábito compartilhar a cama com esses amiguinhos. Por outro lado, 20% ainda reclama quando tem o sono interrompido por culpa dos seus pets.

 

Uma boa companhia     

Ainda, de acordo com a análise, 46% dos entrevistados que possuem o costume de dormir com seu bichinho se mostraram satisfeito devido a companhia considerada especial.

 

Eles afirmaram também que, às vezes, o cãozinho ou gatinho nem precisa estar em cima da cama ou por baixo da coberta para sentirem o calor transmitido por eles, mas, também, embaixo ou ao lado da cama.      

 

Segundo especialistas, isso ocorre porque esses animais agem como "aquecedores naturais". Além disso, muitos deles são vistos por seus donos como membros da família. Para o Dr. Lois Krahn, mentor do estudo, por isso é comum incorporá-los aos costumes rotineiros da casa.

 

Em entrevista ao Daily Mail, o médico afirmou, ainda, que em pacientes que apresentam problemas para dormir, a adoção de um bichinho de estimação costuma ser sugerida durante o tratamento.  

 

No entanto, há sempre uma grande preocupação em adotar esse hábito por causa da probabilidade em pegar uma doença transmitida pelos animais. Porém, os bichinhos podem levar uma vida saudável e longe de riscos desde que tenham uma rotina regular de idas ao veterinário, além de manter as vacinas em dia.

 

Fonte: UOL