Produção industrial cai em dez locais analisados pelo IBGE em outubro

08/12/2015

A produção industrial caiu em dez dos 14 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em outubro, ante setembro, feito o ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional). 

 

As quedas mais expressivas na atividade industrial entre outubro e setembro foram vistas nos seguintes locais: Pará (-6,0%), Paraná (-5,7%), Espírito Santo (-5,1%) e Amazonas (-4,9%).

 

Rio de Janeiro (-0,9%) e Rio Grande do Sul (-0,8%) também registraram recuos mais intensos do que a média nacional (-0,7%), enquanto Região Nordeste (-0,5%), São Paulo (-0,4%) e Minas Gerais (-0,1%) completaram o conjunto de locais com índices negativos em outubro de 2015, segundo o IBGE.

 

Por outro lado, Bahia (2,2%) e Ceará (0,9%) mostraram os avanços mais elevados nesse mês, com o primeiro eliminando parte da perda de 9% acumulada nos meses de agosto e setembro; e o segundo devolvendo parte do recuo de 1,9% verificado no mês anterior. Os demais resultados positivos foram registrados por Pernambuco (0,3%) e Santa Catarina (0,2%).

 

Ainda na série com ajuste sazonal, a evolução do índice trimestral para o total da indústria nacional apontou queda de 1%, no trimestre encerrado em outubro de 2015 frente ao nível do mês anterior, e manteve a trajetória descendente iniciada em outubro de 2014, de acordo com o IBGE.

 

Fonte: UOL