No Dia Nacional de Lutas, 25 de Março fecha para ouvir voz dos trabalhadores

11/07/2013


Na manhã desta quinta-feira,  11 de julho,  o Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu uma manifestação histórica na Rua 25 de Março, principal área de comércio da capital paulista.

 

Todas as lojas da rua fecharam suas portas e a região parou para ouvir a voz dos comerciários.

“Hoje é um dia de reflexão, de conscientização do poder do povo. Escolhemos a Vinte e Cinco porque é a rua que mais vende por metro quadrado no Brasil, mas também a que mais tem precariedade, informalidade, rotatividade, onde as pessoas trabalham mais de 50 horas por semana... Precisamos mudar esse cenário. Estamos aqui para dizer ‘Se liga, Dilma! Olhe para as necessidades da classe trabalhadora’”, falou Ricardo Patah, presidente do Sindicato e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

 

Dia Nacional de Lutas

O ato fez parte do Dia Nacional de Lutas, em que as principais centrais sindicais – UGT, CUT e Força Sindical – se uniram para fortalecer bandeiras que já defendem há muito tempo. As principais são:

- 40 horas semanais sem redução do salário
- fim do fator previdenciário
- contra a PL 4330, que cria a terceirização sem fim
- saúde
- educação
- melhoria do transporte público

 “Mas o que mais nos une é a luta por uma reforma política. Não podemos aceitar a corrupção”, enfatizou Patah.

 

 

A maioria dos comerciários permaneceu na porta das lojas, de onde apoiaram a passeata por meio de gritos, cartazes e acenos.

“Só não acompanho a manifestação porque não posso sair daqui, mas agradeço muito ao Sindicato por não desistir da conquista dos nossos direitos”, disse a comerciária de uma loja de bolsas, que preferiu não se identificar.

 

O discurso foi unânime. Todos os trabalhadores da região optaram por não se identificar, por medo de represálias dos patrões, mas disseram apoiar a luta da Entidade Sindical, “a nossa luta, na verdade”, disse um dos trabalhadores.

 

Já os funcionários da Casa Fátima mostraram suas caras, levantaram a bandeira do Brasil e se juntaram à luta. “Já pensou conseguirmos diminuir a jornada para 40 horas? Essa manifestação é um sucesso, um progresso, um enorme passo. Estamos todos juntos”, disse Sula, comerciária da loja.

 

O vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, José Gonzaga da Cruz, reforçou: “Em 40 anos que estou no comércio, nunca vi uma ação como essa na 25 de Março. Estou cheio de orgulho. Tenho certeza que o País vai melhorar com a força das mobilizações e das ruas”.

 

“Estamos escrevendo uma nova ordem. Podemos e vamos mudar. Queremos, no mínimo, respeito”, complementou o secretário-geral da Entidade Sindical, Edson Ramos.

Também presente e apoiando a luta, o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, falou sobre o poder da unidade: “Estamos mostrando o quanto somos fortes quando unidos. Vamos reivindicar cada item da pauta dessa manifestação”.

 

Antes de ir ao encontro das demais centrais sindicais, Ricardo Patah finalizou: “Essa paralização na 25 de Março é o início de uma grande mudança na história de todos os trabalhadores do nosso País. Esse ato vai fortalecer a luta por melhores salários, por assistência médica, vale-refeição, enfim, vai fortalecer a busca e a conquista de todos os direitos trabalhistas do cidadão brasileiro”.

 

Na Paulista

Já na Avenida Paulista, a UGT, à qual o Sindicato dos Comerciários de São Paulo é filiado, a CUT, a Força Sindical e seus filiados reuniram cerca de 4 mil pessoas.

Na ocasião, Paulinho da Força reforçou a importância da união do movimento sindical na busca por mudanças no Brasil e melhorias para os trabalhadores de todos os setores. Wagner Freitas, presidente da CUT, também enfatizou que, ao se juntarem, as centrais são capazes de derrotar tudo o que julgarem incorreto. Patah disse não aceitar as negativas em relação à jornada de trabalho ou ao fator previdenciário. “Temos que conquistar – e vamos! – o trabalho decente e a cidadania para todos”, finalizou o sindicalista.

 

Mais fotos:

http://www.flickr.com/photos/comerciariossp/sets/72157634591294989/