Veja quais foram as 10 campeãs de reclamações na Black Friday do ano passado
04/11/2015
Faltando menos de um mês para a quinta edição brasileira da Black Friday, marcada para o próximo dia 27, a busca por informações por parte dos consumidores aumenta – principalmente sobre como evitar dores de cabeça na hora da compra.
Uma das maneiras de fazer isso é analisar o retrospecto recente da ainda nova data do e-commerce do varejo nacional. O site Reclame Aqui, que acompanhou em tempo real o evento, divulgou a lista das lojas mais citadas nas cerca de 12 mil reclamações na edição de 2014.
O destaque negativo no ano passado ficou por conta da B2W, líder em comércio eletrônico na América Latina e que responde por três das cinco redes varejistas de e-commerce entre as cinco primeiras: Americanas.com (1ª), Submarino (2ª) e Shoptime (4ª). Na ocasião, a empresa não quis emitir nenhum comunicado à imprensa.
1º lugar - Americanas.com
2º lugar - Submarino
3º lugar - Saraiva.com
4º lugar - Shoptime.com
5º colocado - Kabum!
6º lugar - Netshoes
7º lugar - Extra.com.br
8º lugar - Walmart.com
9ºMagazine Luiza
10º lugar - Nescafe Dolce Gusto
Motivos
Os principais motivos de queixa dos consumidores foram praticamente os mesmos de 2013: maquiagem de preços, dificuldade no acesso aos sites, mudança no valor de produtos no momento de finalizar a compra e problemas no pagamento, incluindo a rejeição a cupons de desconto e a ausência de opções de pagamento, como boletos bancários.
Fonte: IG