Taxistas sequestram motorista do Uber

11/08/2015

Um motorista de 22 anos do aplicativo Uber foi sequestrado e agredido por taxistas na madrugada de sábado (8) no Itaim Bibi, área nobre da zona oeste de São Paulo.

 

Em depoimento à polícia, ele disse ter sido atacado por 20 taxistas e forçado por quatro homens, um deles armado, a entrar em um táxi. Mantido refém por meia hora, ainda levou um soco na boca.

 

O caso levou a gestão Fernando Haddad (PT) a pedir a abertura de processo administrativo de cassação do alvará de taxistas envolvidos que forem identificados.

 

O caso ocorreu menos de dois meses após um representante dos taxistas dizer em audiência na Câmara dos Deputados que haveria "morte" porque não tinha como conter a revolta da categoria diante da concorrência do Uber.

 

O aplicativo reúne motoristas que cobram para fazer corridas particulares –e viraram alvo de protestos de taxistas no Brasil e em outros lugares do mundo onde atuam.

 

O serviço do Uber é considerado clandestino pela Prefeitura de São Paulo –não é regulamentado nem paga impostos ou taxas municipais específicos para a atividade. São feitas blitze para apreender esses carros, mas há dificuldade para identificá-los.

 

O motorista atacado presta serviços pelo aplicativo há dois meses –e pediu para não ser identificado. Ele disse ter sido abordado quando seguia com seu Hyundai Azera para fazer a oitava viagem do dia.

 

Às 3h30, chegou à rua Santa Justina para atender um pedido e foi cercado por 20 táxis, segundo contou à polícia. Em seguida, tentou escapar dando ré, mas foi impedido pelo grupo, que passou a xingá-lo e a jogar pedras.

 

O motorista disse que tentou fugir a pé, foi alcançado por quatro homens (um deles armado) que estavam em um táxi Chevrolet Cobalt e obrigado a entrar no carro.

 

Após 30 minutos, foi deixado na rua Funchal, a 1,5 km do local onde foi abordado.

 

Um dos taxistas entrou no carro dele e fugiu. Quatro horas depois, a Polícia Militar encontrou o veículo "totalmente danificado", segundo o boletim de ocorrência, na rua Clodomiro Amazonas.

 

O presidente do Simtetaxis (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi de SP), Antônio Raimundo Matias dos Santos, conhecido como Ceará, confirmou a ocorrência à Folha e disse que identificou ao menos um taxista envolvido.

 

"Vou denunciar o motorista no DTP [Departamento de Transportes Públicos] para que ele seja expulso."

 

Em junho, ao comentar sobre essa rivalidade, ele afirmou que haveria "morte".

 

O presidente do Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de SP), Natalício Bezerra, disse que a agressão foi resultado de falha na fiscalização do aplicativo. "As autoridades têm de atuar para inibir a atuação desses clandestinos. Os motoristas estão revoltados com razão. Se essas autoridades não tomarem nenhuma iniciativa, as coisas podem piorar", afirmou.

 

Em nota, a empresa Uber disse que oferece apoio ao motorista agredido e busca, junto às autoridades, identificar os responsáveis pelo que chamou de "ato de barbárie".

 

DEBATE

Na noite desta segunda (10), houve um debate acalorado na Câmara Municipal com taxistas, representantes do Uber e defensores das duas causas para discutir a atuação do aplicativo.

 

De um lado, taxistas apontam a ilegalidade do serviço devido à falta de licença. De outro, integrantes do Uber dizem se tratar só de uma nova tecnologia para conectar motoristas a passageiros.

 

Um estudante de 17 anos insinuou que vereadores que votaram a favor da proibição do aplicativo na capital haviam sido comprados por taxistas. Ele saiu escoltado.

 

Fonte: Folha de S.Paulo