Dilma afirma que manifestações são recado a governantes

19/06/2013

Quebrando mais de uma semana de silêncio, a presidente Dilma Rousseff admitiu que as manifestações são um recado a todos os "governantes", exaltou os protestos "grandiosos" e disse que "o Brasil acordou mais forte".

 

Logo após o discurso, durante o anúncio do novo marco regulatório da mineração, no Planalto, Dilma voou de Brasília para São Paulo para se aconselhar com Lula.

 

Ela chamou as manifestações de "pacíficas" e "democráticas", mas criticou casos de violência. "A grandeza das manifestações comprova a energia da nossa democracia, a força da voz da rua e o civismo da nossa população."

 

Dilma incluiu as manifestações em seu discurso sobre o novo Código de Mineração após avaliar com o marqueteiro João Santana que era preciso se posicionar para não dar a imagem de que seu governo está na defensiva.

 

"O meu governo, que quer ampliar o acesso à educação e à saúde, compreende que as exigências da população mudam. Mudam quando nós mudamos também o Brasil."

 

Ontem, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, exibiu cálculos mostrando que as medidas de desoneração de impostos contribuíram para reduzir tarifas de ônibus --em até R$ 0,23-- ou reajustá-las em 14 capitais.

 

Conforme Gleisi, esse era o potencial de redução aberto pelas medidas do governo, mas ela não soube dizer se foi considerada em São Paulo.

 

A prefeitura paulistana diz que o reajuste da tarifa já foi feito com base na desoneração, o que permitiu um aumento abaixo da inflação acumulada desde janeiro de 2011, quando passou a vigorar a tarifa de R$ 3.

 

POLÍTICOS

Segundo a Folha apurou, Lula iria aconselhar Dilma a melhorar a interlocução do governo com os movimentos sociais e a comunicação do governo, que não está rebatendo a onda de notícias negativas na economia.

 

Dilma telefonou ontem a governadores, entre eles Geraldo Alckmin (PSDB), para falar sobre os protestos. Ela teria elogiado a ação da polícia em São Paulo, que anteontem não agiu contra os manifestantes.

 

Durante almoço do comando do PSDB ontem, em Brasília, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o volume de vaias que Dilma recebeu no sábado, na abertura da Copa das Confederações, é prova dos arranhões à sua popularidade. "Dois minutos de vaia não são normal."

 

Já o presidente nacional do partido, Aécio Neves, recomendou humildade à presidente. "Como dizem em Minas Gerais, humildade e canja de galinha nunca são demais. É um bom conselho."

 

Fonte: Folha de S.Paulo