Sindicato debate sobre a inclusão da pessoa com deficiência e o trabalho decente

04/09/2014

No dia 3 de setembro, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu Seminário, com o tema “Visibilidade do Profissional com Deficiência e o Trabalho Decente”.

 

Organizado pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Entidade Sindical, o evento foi direcionado para as empresas e suas assessorias de recursos humanos. A ideia é conscientizar, por meio dos cases apresentados, como a empresa e o colaborador se beneficiam com a inclusão.

 

Participaram do debate Tuca Munhoz, Adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo; Paulo Baldan, Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; José do Carmo Kal, Coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo; Ivo Dall'acqua, vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) e Eunice Ayres, representando a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários). 

 

“É necessário promover constantemente informações de qualidade aos gestores, orientação aos colaboradores, investimentos em acessibilidade e acompanhamento das pessoas incluídas. Promovemos palestras, realizamos cafés sensoriais, mutirão de empregabilidade e levamos informações, por meio de cartilhas e informativos, entre outras atividades”, conclui Cremilda Bastos Cravo, diretora da Secretaria de Inclusão de Pessoa com Deficiência do Sindicato.

 

No Seminário foram abordados cases sobre a contratação do profissional com deficiência na empresa; integração, adaptação e inclusão do profissional com deficiência; trabalho decente e a lei de cotas. Uma empresa que contempla a diversidade tendo em seu quadro de trabalhadores pessoas com deficiência e engloba todos esses temas é exemplo de uma empresa responsável e consciente. A inclusão não deve ser tratada como obrigação e sim como oportunidade para a pessoa com deficiência mostrar que é capaz, independente das suas limitações.

 

 “Temos uma preocupação com o bem-estar social e a inclusão. É importante tratar as pessoas com dignidade e poder dar oportunidades a todos. Tive a honra de participar, em 1990, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando foi iniciado todo esse processo pela busca do trabalho decente. Aqui no Sindicato desenvolvemos a pratica da inclusão em todas as áreas, não somente no comércio”, disse o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah.