FESMEPAR e UGT promovem ciclo de palestra

29/05/2013

 

A FESMEPAR – Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais do Estado do Paraná (filiada à UGT), em parceria com a UGT nacional, encerrou mais uma etapa do ciclo de debates “Os Desafios do Movimento Sindical Frente a Atual Conjuntura Política e Econômica’, com encontros nas cidades de Mamborê e Chopinzinho, no oeste paranaense.

 

Em Mamborê, dias 20 e 21 de maio, participaram mais de 40 lideranças de 17 sindicatos de 18 municípios da região. O encontro aconteceu na Casa da Amizade de Mamborê, tendo como anfitrião o companheiro Edilson de Lima Glovienk, presidente do SISMANN-Sindicato dos Servidores Municipais de Mamborê. Além do presidente da FESMEPAR, Luiz Carlos Silva de Oliveira e da diretora de Finanças da federação, Sônia Maria Marchi, estiveram na abertura o prefeito de Mamborê, Claudinei Calori de Souza e o deputado estadual Douglas Fabrício.

 

Na cidade de Chopinzinho o encontro foi realizado dias 23 e 24 de maio, na Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho. Mais de 40 lideranças sindicais de 15 entidades de 18 municípios participaram dessa etapa do ciclo de debates promovido pela FESMEPAR.

 

Em Chopinzinho o anfitrião foi o companheiro Jovani Martins, presidente do SISMUCH-Sindicato dos Servidores Municipais de Chopinzinho. Na abertura do encontro estiveram o presidente da FESMEPAR, Luiz Carlos, a vice-presidente, Maria Helena Alff, a diretora de Finanças, Sônia Marchi e diversas autoridades municipais.

 

As palestras e debates fazem parte do ciclo de atualidades Político – Sindical a UGT nacional, organizado pela FESMEPAR. Nesses encontros são abordados os temas:

 

- Reflexão sobre o Papel das Entidades Sindicais - Qual é nossa missão?

 

- Períodos históricos que marcaram o movimento Sindical -retrospectivas das lutas e conquistas.

 

- Elementos do pensamento neoliberal a conjuntura e os reflexos para a luta sindical.

 

- Perfil sindical: tripé de atuação sindical na atualidade. Uma visão da estrutura Sindical Brasileira.

 

-Ações político-sindicais e sociais das entidades sindicais e as atribuições do dirigente sindical.

 

As palestras e debates são conduzidos pelo professor Erledes Elias da Silveira, mestre em educação, credenciado pela CNV/CLAT.