UGT participa da abertura do 4º Congresso da FENATTEL em SP

26/05/2013

Com a presença de representantes das três maiores centrais sindicais: Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT; João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário geral da Força Sindical e Jefferson da Silveira, pela CUT, a FENATTEL abriu, na sexta-feira (24), seu 4º Congresso dos Trabalhadores em Telecomunicações. 

Além dos dirigentes das centrais sindicais também esteve na mesa o Diretor Regional da UNI Américas ITS, o uruguaio Javier Carlês que trouxe o apoio e a solidariedade internacional para a luta do trabalhador brasileiro, reconheceu a força continental que a FENATTEL Brasil tem e com isso pode mobilizar apoio solidário aos sindicatos.

 

Os trabalhadores em Telecom têm uma extensa pauta de trabalho neste Congresso ao debater questões como a campanha nacional de sindicalização, a alteração dos estatutos no sentido de fortalecer a organização nos locais de trabalho, a ampliação da organização das mulheres e da juventude e a luta contra a terceirização.

Outros pontos fundamentais são a avaliação das negociações coletivas, reafirmação da luta por Convenções Coletivas Nacionais, a saúde do trabalhador e o acompanhamento no Parlamento dos Projetos de interesse da categoria. Mais de 1 milhão de trabalhadores e trabalhadoras estão representados.

 

Ao usar a palavra, o presidente da UGT, Ricardo Patah, disse que a categoria é muito importante, pois está representada pelas principais centrais sindicais do País e isso por si só dá força à mobilização dos trabalhadores  que se fará sentir em um programa de lutas e no planejamento das próximas campanhas salariais, embasada num debate franco, democrático, fraterno entre sindicalistas.