Mulheres já ocupam metade dos empregos formais

05/03/2014

A participação das mulheres no mercado de trabalho no país vem cada vez mais confirmando as conquistas da mão de obra feminina, que cresce em numero de vagas nos empregos formais. Em Três Lagoas, praticamente a metade das pessoas economicamente ativas são mulheres, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no último censo.

 

E a própria presidenta Dilma Rousseff, em seu programa semanal “Café com a Presidenta”, destacou tal realidade ao homenagear as mulheres nesta segunda-feira (03) pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março. Ela ressaltou o avanço feminino no mercado de trabalho, observando que metade das vagas de emprego criadas nos últimos três anos foram ocupadas por mulheres.

 

“Foram 2,4 milhões de mulheres que tiveram suas carteiras assinadas. E isso é fantástico, mostra a força das mulheres brasileiras, que não deixam escapar uma oportunidade de trabalhar e melhorar de vida”, disse a presidenta.

 

REALIDADE LOCAL

De acordo com o último censo do IBGE (2010), em três Lagoas das 54.281 pessoas de dez anos ou mais de idade economicamente ativas 30.701 são homens e 23.580 são mulheres.

 

Dentre as ocupações, as mulheres suplantam os homens em vários serviços. Nas atividades desenvolvidas pelas mulheres onde o trabalho principal é na área de” alojamento e alimentação”, elas ocupam 1.346 vagas e os homens 578. Na área onde o trabalho principal são “atividades imobiliárias”, as mulheres superam em número as vagas conquistadas pelos homens: respectivamente, 177 para 174.

 

Na atividade onde a “educação” é o principal trabalho, as mulheres ocupam 2.227 vagas e os homens apenas 624. Na área de “saúde humana, serviços sociais e outras atividades de serviços”, mais uma “surra” das mulheres em cima dos homens: respectivamente, 2.322 vagas contra 878.

 

Os “serviços domésticos” são onde as mulheres mais se despontam no mercado de trabalho. Segundo o censo 2010, no ano foram cadastradas 2.829 mulheres trabalhando na área, enquanto que os homens ocupavam apenas 231 vagas.

 

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Mas, a batalha das mulheres por uma melhoria de posição no mercado de trabalho prossegue em outras atividades, como a “indústria de transformação e comércio”. Na primeira atividade, as mulheres ocupam mais da metade das vagas 9.125 vagas. Os homens somaram 6.021 vagas e as mulheres 3.104. No “comércio”, foram cadastradas 3.928 mulheres trabalhando e os homens 5.232. Nesse item, está incluído o trabalho em oficinas de motos e carros.

 

FIEMS ACOMPANHA

Em março de 2012, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), em cima de dados levantados pelo Radar Industrial com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, revelava que a participação das mulheres no mercado de trabalho” cresce ano a ano e no setor industrial isso não é diferente com as trabalhadoras já representando 25,5% do total de 122.346 colaboradores das indústrias sul-mato-grossenses, o que representa 30.586 industriárias atuando nas 9.884 empresas do setor instaladas no Estado. Do montante de 30.586, a maioria, ou seja, 12.314 mulheres estão empregadas nas indústrias do segmento de alimentos e bebidas”.

 

Logo depois, ainda conforme o levantamento do Radar feito em 2012, o segmento que mais empregava mulheres no Estado era o das indústrias do vestuário e têxtil, onde trabalhavam 6.410 industriárias, enquanto, em terceiro, aparecia o segmento da indústria da construção civil, com 2.655 trabalhadoras. Com relação à participação relativa, ou seja, percentualmente, o segmento industrial que mais emprega mulheres é o de calçados, com 76,2% do total de funcionários, o que representa 1.606 trabalhadoras, seguido de perto pelo segmento da indústria do vestuário e têxtil, com 71,2%, e, em terceiro, o segmento da indústria de alimentos e bebidas, com 33,2%.

 

Fonte: www.jornaldiadia.com.br/