Encontro das mães comerciárias no Sindicato

10/05/2013

Na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por meio da Secretaria da Mulher, recebeu mães e futuras mamães do comércio para um café da manhã em homenagem ao seu dia, que acontecerá no próximo domingo (12). Além da diretoria da Entidade participaram do evento representantes patronais e da Prefeitura de São Paulo.

 

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Ricardo Patah, falou da importância da mulher nas lutas dos trabalhadores. “Saúdo essas guerreiras, que, além de serem a maioria no comércio, ainda dão conta do trabalho nas lojas, dos afazeres do lar e dos filhos". Na ocasião, o presidente falou do comprometimento da Entidade com a mulher comerciária e da necessidade de se construir uma agenda comum entre trabalhadoras, Sindicato e a Prefeitura.

 

A diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato também deixou sua mensagem para as comerciárias. “Ser mãe e ser comerciária não é fácil, porque nossa jornada é muita extensa. Por isso o Sindicato criou essa Secretaria para atender demandas das mães comerciárias em todos os sentidos”, disse Isabel Kausz.

 

O acesso e a falta de vagas nas creches foram as principais queixas das mães presentes. “Há tempos, quero por meu filho em uma creche municipal e ainda não consegui. Como tenho que trabalhar, optei pela creche particular”, disse Roberta, comerciária das lojas Marisa.

 

“Algumas questões eu desejaria que fossem resolvidas como nossa jornada, para ter mais tempo com os filhos, e os horários de funcionamento das creches. Muitas vezes não posso buscar meu filho e não tenho ninguém para buscá-lo”, disse comerciária da loja Skala, Beatriz.

 

Trazendo a boa nova, a Secretária de Políticas da Mulher na Prefeitura de São Paulo, Denise Mota, falou da parceria e dos projetos firmados entre a Prefeitura e a Secretaria da Mulher do Sindicato. “Devido à deficiência de creches, em especial do período noturno, após as 17h, conversamos com a Secretária Adjunta e vamos encaminhar o projeto chamado ‘Espaço de Cuidados para Filhos das Mães Comerciárias’, com conceitos diferentes das creches tradicionais para atender as demandas das mães comerciárias”, disse a Secretária, que ainda confirmou que o projeto será iniciado na Zona leste, mais precisamente no bairro do Aricanduva.

 

Ao final do evento as mães receberam cestas com presentes. Já as gestantes ganharam um minikit para o bebê