Sindicato fortalece a luta pela inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

24/09/2013


A Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo participou, junto com o Espaço Cidadania, de um ato público intitulado de “Trabalho: um direito além da lei” para discutir o cenário atual do mercado de trabalho para pessoas com deficiência e o risco da flexibilização da Lei de Cotas (8213/91), no dia 23 de setembro. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, no Memorial da América Latina.

 

Participaram do evento autoridades do governo como a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, a deputada federal e relatora do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli, o coordenador estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP, José Carlos do Carmo, entre outros.

 

O Sindicato, por meio de sua Secretaria da Diversidade, promove ações visando a inclusão social como os cafés sensoriais, feiras, palestras, cadastro de currículos etc.


“Queremos a inclusão da pessoa com deficiência e estamos presentes em todas as ações que visam debater o tema. O nosso papel é a conscientização das empresas na inclusão desses cidadãos no mercado de trabalho. Temos pessoas com qualificação, o que não temos são empresas que tenham sensibilidade e acessibilidade para receber esses trabalhadores. Podemos dizer que houve avanços nesses 22 anos de existência da Lei, mas, ainda falta interesse e fiscalização para que as empresas utilizem a mão de obra como se deve”, disse a diretora do Sindicato, responsável pelos assuntos da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, Cremilda Bastos Cravo (foto).

 

O ato público fez parte das homenagens ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.