Comerciários de Bento Gonçalves discutem a inclusão de deficientes no mercado de trabalho

08/08/2013

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves, região metropolitana de Porto Alegre, realizou no salão nobre do Hotel Viverone um encontro com o tema deficiente não é invisível. Não ignore-o! O evento foi coordenado pelo secretario geral Sergio Marino R. Neves e  aconteceu na sexta-feira, dia.

 

A presidenta Orildes Lottici, explica o primeiro café sensorial, que teve por objetivo sensibilizar a comunidade e abrir o debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, seguindo a lei de cotas. O Café sensorial contou com a participação de diversos segmentos da sociedade.

 

Também estavam presentes a Secretaria Adjunta da Acessibilidade da UGT e Diretora do Sindicato dos Comerciarios de SP; o Prefeito Municipal, Guilherme Rech Pasin; a Secretária Municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques; o Presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado, Paulo Barck; além de dezenas de dirigentes de entidades sindicais, de empregados e empregadores; representantes de instituições, entre outros. 

 

Na oportunidade os presentes passaram pela experiência de ter uma deficiência física, visual, auditiva e até mesmo motora. Além disso, foi debatido a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho através da lei 8.213.

 

Conforme o Secretário Geral, Sérgio Neves, a ideia é chamar a atenção da comunidade para efetivamente toda a sociedade une e acorde, pois existe muitos talentos a ser incluído, e, que esta lei que precisa ser aplicada.

 

Esteve palestrando sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal, o Vice-presidente do  Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Osasco, Carlos Aparício Clemente, onde reafirmou que Lei de Cotas acabou de completar 22 anos de existência e o quadro de funcionários dentro das empresas, muito baixo no nosso País.

 

A tarde ocorreu um debate sobre a lei 8.213 onde Sra Marise, Coordenadoria das Associações dos Deficientes da cidade de Bento Gonçalves expondo as diretrizes ao tocante a inclusão social e ao finalizar os trabalhos, a Coordenadora na inclusão da pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho, a Sra Sônia de F. Toledo Rodrigues relatou as ações afirmativas que o Sindicato dos Comerciários de São Paulo vem atuando e compartilhando conhecimentos, pois a luta é constante, para que efetivamente pessoas com deficiência tenha seus direitos garantidos.