Curso gratuito para profissionais de RH que trabalham em empresas situadas na cidade de São Paulo

09/05/2022


Já estão abertas as inscrições para o projeto “Educação como ferramenta para Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência”, realizado pela Associação Turma do Jiló em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

O projeto contempla dois cursos gratuitos que têm como objetivo tanto capacitar os profissionais de Recursos Humanos, para que tenham uma postura mais inclusiva, quanto ajudar pessoas com deficiência a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho.
A iniciativa acontece ao longo deste ano, com turmas mensais. A primeira formação começa em fevereiro.

A seguir detalhes de cada um dos cursos.

Formação para pessoas com deficiência
O curso visa, ao longo de 12 meses, formar 10 turmas e capacitar no mínimo 100 pessoas com deficiência que estão em busca de uma colocação ou recolocação profissional.

A capacitação irá abordar temas sobre a importância do trabalho; compartilhar informações a respeito de direitos, responsabilidades e legislação vigente (com destaque para Lei de Cotas, Lei de Estágio, concurso público, Lei da Aprendizagem e Lei Brasileira de Inclusão); abordar o conceito social da deficiência, a terminologia e os tipos de deficiências contempladas pela Lei de Cotas; orientar sobre a elaboração de currículos, entrevista de emprego, tecnologia assistiva, ajudas técnicas, serviços públicos e benefícios assistenciais; discutir sobre como e onde buscar uma oportunidade de trabalho; falar de capacitismo, interseccionalidade e da importância do protagonismo da pessoa com deficiência para conquista dos direitos e desenvolvimento da carreira.

Critérios de seleção (público-alvo):
1. Ser pessoa com deficiência
2. Ter 14 anos de idade ou mais
3. Morar na cidade de São Paulo
4. Estar em busca de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho formal
5. Possuir acesso à internet (conexão via celular será suficiente)
6. Ordem de inscrição

Formação para profissionais de RH
Essa capacitação visa, ao longo de 12 meses, formar 10 turmas e, no mínimo, 200 gestores, profissionais e/ou estudantes da área de RH.

Durante a capacitação pretende-se:
1) Discutir o paradigma de inclusão e instrumentalizar os participantes com elementos teóricos e práticos necessários para entender o conceito social da deficiência, a legislação vigente, os diferentes tipos de deficiência, os vieses inconscientes, o capacitismo, a interseccionalidade e as políticas públicas voltadas a geração de renda.

2) Analisar os diferentes ambientes de trabalho, as barreiras existentes (arquitetônicas, urbanísticas, tecnológicas/digitais, atitudinais e comunicacionais), as adequações necessárias, a tecnologia assistiva e as ajudas técnicas para proporcionar equidade e igualdade de oportunidades para todas as pessoas, a fim de valorizar a diversidade humana e combater todo e qualquer tipo de discriminação.

Critérios de seleção (público-alvo):
1. Ter 18 anos de idade ou mais
2. Atuar em EMPRESAS, PÚBLICAS OU PRIVADAS, SITUADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO
3. Ser gestor público ou privado, profissional e/ou estudante da área de recursos humanos, diversidade e inclusão ou segurança e medicina do trabalho
4. Ordem de inscrição

Estrutura das aulas de ambos os cursos:
1. Aulas síncronas (online ao vivo)
As aulas síncronas serão semanais, com duração de 3h e realizadas no período da noite (19h as 22h), via plataforma Zoom. Todas as aulas síncronas contarão com intérprete de libras, legendas automáticas, descrição do conteúdo trabalhado em cada aula e espaço para diálogo.

2. Aulas assíncronas
As aulas assíncronas serão semanais e terão duração total de 2h, realizadas via Google Sala de Aula. O conteúdo trabalhado nas aulas assíncronas será um aprofundamento dos temas abordados nas aulas síncronas. Todo material será disponibilizado em formato acessível e o acesso poderá ser feito no horário mais conveniente para cada participante.

As capacitações terão duração de 1 mês e carga horária total de 20h.

Será fornecido certificado para quem obter no mínimo 75% de participação nas aulas síncronas e assíncronas.

Inscrições através do endereço: linktr.ee/turmadojilo