Ministro do Trabalho defende criação de contribuição sindical não obrigatória

29/08/2023

Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

Segundo Luiz Marinho, desconto terá limite e será acordado em assembleia. Desenhada por um grupo de trabalhadores e empregadores, proposta será submetida à avaliação do presidente Lula.

 

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defendeu nesta quinta-feira (24) a criação de uma contribuição sindical não obrigatória — chamada por ele de "contribuição negocial".

Marinho afirmou que a cobrança funcionará de forma diferente do chamado imposto (ou contribuição) sindical, que passou a ser opcional em 2017 (relembre mais abaixo).

Segundo o ministro, para ser efetivada, a cobrança precisará ser aprovada pela assembleia de trabalhadores. O mecanismo é apontado por Luiz Marinho como o ponto central de divergência com a antiga contribuição sindical.

“O imposto sindical era imposto de forma compulsória, gostando ou não gostando, chorando ou não chorando, era descontado. Agora, a grande diferença é que é uma contribuição negocial, por causa das negociações. Se não houver negociação, não há que pedir contribuição”, disse, em entrevista ao programa "Voz do Brasil", da Empesa Brasil de Comunicação (EBC).

Até a reforma trabalhista, a contribuição sindical correspondia ao pagamento de um dia de trabalho no ano. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou pedidos para tornar novamente obrigatório o pagamento.

No formato anterior, o desconto era obrigatório para todos os trabalhadores formais e já era debitado na folha de pagamento. O valor arrecado era destinado às centrais sindicais que representam a categoria e coparticipantes.

Segundo Luiz Marinho, a proposta da chamada "cobrança negocial" prevê a criação de um teto para os descontos aprovados em assembleia.

“O que circula é que seria no máximo 1% da renda anual, mas isso é o teto. Assembleia pode decidir que é 0,5%, assembleia pode dizer que é 0,25%, dizer que é 0,75%, pode decidir que não é nada. Vai depender da aprovação da assembleia."

De acordo com o ministro, o projeto da nova contribuição para financiamento dos sindicatos no país tem sido desenhada por um grupo de trabalhadores e empregadores.

A expectativa, ainda segundo ele, é que o texto deve ser apresentado em até 15 dias.

“Se estiver redonda, se estiver tudo ok, nós submetemos ao presidente Lula. E a tendência é, depois, em sequência, encaminhar ao Congresso Nacional", afirmou.

 

Pleito dos sindicatos

A criação de uma alternativa para suprir a extinção do imposto sindical é defendida por centrais sindicais junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde a campanha ao Planalto, em 2022.

Isso porque, desde a derrubada da cobrança obrigatória, as entidades têm alegado dificuldade de financiamento das atividades com a mudança.

Já eleito, em dezembro de 2022, Lula chegou a dizer, após reunião com representantes sindicais, que o governo e as centrais teriam de "convencer" o Congresso sobre a necessidade de financiamento dos sindicatos.

“Vamos ter que convencer a Câmara dos Deputados de que as finanças dos sindicatos serão decididas pelos trabalhadores em assembleia livre e soberana”, afirmou Lula, segundo nota divulgada pelo PT à ocasião.

Nesta quinta, Luiz Marinho afirmou que é preciso fortalecer o movimento sindical e que isso depende de "condições".

"Um país democrático pressupõe ter sindicatos representativos e fortes. Para isso, é preciso ter condições", disse.

"Para os sindicatos terem assessorias técnicas capazes, competentes, para bem representar, para fazer o melhor acordo possível, para visitar o Congresso Nacional, o Senado, a Câmara, o governo, os governos estaduais, municipais, hotel custa, viagem de avião custa, aliás como custa, portanto, é preciso que eles tenham condição financeira para isso", completou.

 

Fonte: G1