Justiça do Trabalho condena GM a pagar 30% de adicional de periculosidade a eletricistas da planta de São José dos Campos, SP

24/05/2023

Linha de montagem da S10 e da Trailblazer em São José dos Campos — Foto: GM/Divulgação

A montadora pode recorrer da decisão. Segundo o sindicato, cerca de 400 trabalhadores podem ser beneficiados com o pagamento.

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) condenou, nesta terça-feira (23), a montadora General Motors a pagar um adicional de periculosidade de 30% aos eletricistas da planta de São José dos Campos (SP). A decisão cabe recurso.

 

A audiência foi realizada na sede do TRT em Campinas (SP), pela 1ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho, no período da manhã e teve decisão unânime.

 

A determinação veio após uma ação movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que reivindicava o adicional para trabalhadores em função do alto risco de acidentes.

 

Na ação, que se arrasta desde os anos 2000, o sindicato ressaltou que a equipe de manutenção realiza os reparos com a linha de montagem energizada, o que ampliaria o risco de acidentes.

Com a decisão da Justiça do Trabalho, foi determinado que a GM deve conceder o adicional de periculosidade aos eletricistas contratados de 1995 até os dias atuais. Segundo o sindicato, a medida vale para ex-funcionários e deve ter pagamento retroativo.

O adicional deve ser considerado no pagamento dos salários, horas extras, FGTS e férias. De acordo com o sindicato, cerca de 400 trabalhadores devem ser beneficiados com a decisão.

A GM pode recorrer. O g1 acionou a empresa para comentar a decisão e checar se a montadora deve recorrer na Justiça do Trabalho, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O Sindicato aguardará a publicação do acórdão pela Justiça do Trabalho, que segundo o TRT deve acontecer até quinta-feira (25), para convocar uma assembleia com os eletricistas e discutir os próximos passos desse processo.

A GM de São José dos Campos tem cerca de 4 mil trabalhadores e produz os modelos S10 e Trailblazer.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2023/05/23/justica-do-trabalho-condena-gm-a-pagar-30percent-de-adicional-de-periculosidade-a-eletricistas-de-sao-jose-dos-campos-sp.ghtml