Fortalecer a democracia para fazer o Brasil crescer

22/05/2023

Assegurar direitos dos trabalhadores e vencer a ideologia que prega contra os sindicatos deve ser prioridade, escreve Ricardo Patah


O crescimento do país e a defesa dos interesses dos trabalhadores passam, obrigatoriamente, pelo fortalecimento da democracia. Esse é o nosso grande objetivo.


O certo seria debater o Brasil, como um todo, que foi destruído por Bolsonaro. Porém, “Democracia, Paz e Trabalho”, assuntos fundamentais para os 12 milhões de trabalhadores de todo o país ligados à central sindical, são o centro das discussões. Não foi diferente no 5º Congresso Nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores), realizado no início de maio, em São Paulo.


Com a participação de 1.000 trabalhadores de todo o país, o Congresso discutiu a importância de ampliar o conceito de democracia. O tema não se resume à prática partidária ou processo eleitoral, mas diz respeito a direitos sociais e acesso aos serviços públicos por todos.


É preciso seguir com a construção de uma democracia igualitária, aquela em que os direitos e as liberdades dos indivíduos são protegidos em todos os grupos sociais. O Brasil ainda tem muito a avançar nos mecanismos que empoderem a sociedade civil, tais como iniciativas populares, referendos, plebiscitos, bem como conselhos deliberativos em diversos níveis.


Percebe-se que ainda há muito a fazer para apoiar os trabalhadores. Isso vale tanto para o setor de comércio e serviço, que são maioria em nossa entidade, como para outras categorias. A defesa da democracia nesse sentido amplo é essencial para que existam sindicatos fortes, capazes de defender os trabalhadores.


O grande objetivo daqui para frente é tratar a politização e a participação dos sindicatos como tarefa prioritária. Não se trata aqui de política partidária, mas de vencer a ideologia que prega contra os sindicatos. É preciso deixar bem claro que os sindicatos não podem ser tutelados nem pelo capital e nem pelo Estado.


Outra tarefa da classe trabalhadora é fortalecer a transparência sindical por meio de prestação de contas corretas. Para a UGT, a paz social é muito importante e ajuda na maior unificação da sociedade. Aqui, temos que denunciar, com vigor, o uso da religião pela extrema-direita. É válido e pertinente a construção de espaços de diversidade e diálogo cultural e religioso para o desenvolvimento de uma cultura de tolerância.


Por fim, o último ponto discutido: o trabalho. A UGT pode ser protagonista na estratégia de uma transição verde no Brasil com distribuição de renda e criação de empregos. Em vários países do mundo, especialmente no continente europeu, as centrais sindicais são atores fundamentais na elaboração de propostas para uma transição verde com inclusão e equidade social, com a garantia de universalização de acesso aos direitos determinados nas legislações. No Brasil, não pode ser diferente.


No encontro, também foi assumido o compromisso de avançar em um ecossistema de bancos públicos comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030, com trabalho decente, e com o financiamento de uma transição verde com equidade social. Esses resultados dos 2 dias de discussão no Congresso, esperamos contribuir para o desenvolvimento do Brasil.



Fonte: Poder 360