Nota de pesar: Glória Maria Matta da Silva

02/02/2023


É com pesar que, na manhã desta quinta-feira (02/02), foi veiculada a notícia do falecimento da jornalista Gloria Maria.


Na Rede Globo desde a década de 70, Gloria Maria foi e continuará sendo referência na profissão para mulheres e para mulheres negras de todo o Brasil, sendo pioneira do jornalismo em diversos momentos, como com 1977 quando foi a primeira repórter a entrar ao vivo, e em cores, no Jornal Nacional ou quando fez, pelo Fantástico, em 2007, a primeira transmissão em HD da televisão brasileira.


Pelo Fantástico, Gloria Maria visitou mais de 100 países. Cobriu a guerra das Malvinas, em 1982, a invasão da embaixada brasileira no Peru por um grupo terrorista, em 1996, os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, entrevistou personalidades, como Michael Jackson, Harrison Ford, Leonardo DiCaprio e Madonna, além de chefes de Estado – inclusive contava que o ditador militar João Figueiredo a tinha como desafeto.


“Onde chegava, o ex-presidente dizia para a segurança: ‘Não deixa aquela neguinha chegar perto de mim’”, relembrou ao Memória Globo.


Gloria Maria foi fenomenal ao contribuir, direta ou indiretamente, a quebrar barreiras tanto raciais quando sexistas.


O Sindicato dos Comerciários de São Paulo expressa profundo pesar por essa perda e, neste momento de dor, se solidariza aos familiares e amigos.


Descanse em Paz Gloria e obrigado pelo legado deixado.