Cleo participa de Seminário Dia da Visibilidade Trans

01/02/2023


Cleonice Caetano, (Cleo), secretária de Saúde e Segurança do Trabalho da UGT (União Geral dois Trabalhadores) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) participou, no dia 31 de janeiro, do Seminário Dia da Visibilidade Trans – Os avanços em relação à Cidadania de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans.


O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - Coordenação de Políticas para LGBTI+ da prefeitura de São Paulo, ocorreu no Teatro Alfredo Mesquita e contou com parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), por meio da Coordenação de Gênero e Diversidade Sexual, e apoio da Coordenação Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual.


Cleonice, em seu discurso, exaltou o respeito à Diversidade Sexual e aos Direitos da População LGBTQIA+. “Ser exatamente o que a gente quer ser e da forma que quer ser, pois o importante é ser feliz, é produzir e reproduzir da maneira que realmente nos faz realmente feliz, respeitando realmente todas as pessoas ao nosso redor”, disse.


A sindicalista lembrou o trabalho desenvolvido pelo SECSP, que desenvolve uma importante atuação em prol da inclusão social, sendo a primeira entidade sindical da américa latina que incluiu cláusula de cotas relativas as questões raciais em sua convenção coletiva.


“Como muita gente é contra as cotas, eu também sou. Contudo, acredito que seja um mal necessário, pois em pleno século XXI ainda é preciso defender cotas para incluir, no mercado de trabalho, as pessoas pretas ou com deficiência. Nesse sentido, o Sindicato sempre levantou essa bandeira com o objetivo de promover a inclusão social.