SP terá Fórum Permanente da Empregabilidade em Turismo e Eventos

30/11/2022


A União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) e a Secretaria de Turismo e Viagens de SP realizaram, nesta quarta-feira (30), a primeira reunião do Fórum Permanente da Empregabilidade em Turismo e Eventos.


A reunião aconteceu na sede da Secretaria, em São Paulo, na presença do secretário Vinicius Lummertz, José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do SECSP que representou, Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato, além de representantes do Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e Região) e de 20 associações e entidades que compõem o fórum, como BRAZTOA, Senac e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.


A parceria, pioneira para o setor, busca agregar ao setor do turismo a expertise que as entidades sindicais adquiriram com a realização dos mutirões de emprego que, ao longo das suas sete edições, já disponibilizou mais de 30 mil vagas de trabalho e reuniu milhares pessoas no Vale do Anhangabaú. “É o que a UGT e o Sindicato dos Comerciários sabe e pode fazer, basta trazer para nós as necessidades do setor”, esclareceu Cleonice Caetano de Souza, Secretaria de Assistência Social do SECSP e secretária nacional de Saúde da UGT.


Cleonice ressaltou que a meta da parceria é a de promover a inclusão no mercado de trabalho.


O fórum foi constituído pela resolução 06/2022, publicada em 29 de novembro no Diário Oficial do Estado de São Paulo.


“O turismo bateu recorde de emprego em 2022. A criação de um Fórum Permanente com diversas entidades da iniciativa privada, garante a continuidade dos projetos para novos empregos e com salários mais altos”, explicou o secretário Vinicius Lummertz.


”Precisamos melhorar a qualidade e a produtividade do emprego porque o turismo cresce e vai crescer ainda mais, mas é preciso que cresça também os salários, esse é o centro desse trabalho que envolve os sindicatos de trabalhadores e os do setor patronal”, disse Vinicius.


O secretário fez uma observação de que o setor já recuperou os empregos do pré-pandemia, mas que os salários são baixos porque a carga tributária muito pesada e que para resolver esse problema é preciso repensar a tributação para o setor, além de empenhar esforços para o aumento de demanda.


O turismo é hoje o terceiro segmento mais importante na geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e da construção civil, segundo o Caged. A expectativa é fechar o ano com 85 mil novos empregos formais para o setor, um aumento de 25% em relação ao previsto no início do ano pela Secretaria. A UGT já ofertou mais de 360 vagas relacionadas ao setor e reuniu cerca de 20 mil currículos, que podem ser cadastrados pelo site www.ugt.org.br.