Sindicalistas fazem panfletagem denunciando atos da Nissan nos EUA

22/08/2013


O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou, em parceria com o UAW -United Auto Workers, o maior sindicato dos trabalhadores da indústria automotiva dos Estados Unidos, uma panfletagem nas concessionárias Nissan, denunciando as más condições de trabalho e práticas antissindicais adotadas pela empresa em sua fábrica nos EUA. A ação dos sindicalistas brasileiros e americanos aconteceu na tarde da última quarta-feira (21), em São Paulo.

 

O ato realizado em São Paulo também vai acontecer em outros Estados, onde a Nissan tem lojas e também no Paraná, onde está instalada a montadora da empresa. Eles são a continuidade do trabalho iniciado em 27 de junho, quando o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, junto com dirigentes sindicais da UAW, realizou um ato em frente à Nissan (pertencente ao Grupo Sinal) da Radial Leste.

 

O objetivo dessas ações é alertar trabalhadores brasileiros como a Nissan se comporta em outros Países, além disso serve para evitar que atitudes semelhantes ocorram no Brasil, onde a empresa está ampliando sua capacidade de produção e tem a frente o brasileiro Carlos Gross como presidente mundial. Os atos realizados no Brasil tem repercutido nos EUA, mas ainda não foram capazes de sensibilizar a cúpula da Nissan no Mississipi – EUA, para que eles parem de realizar práticas antissindicais, como impedir a sindicalização de seus funcionários e a intimidação, inclusive com ameaça de demissão e fechamento da fábrica.

 

Josimar Andrade, diretor de relações sindicais do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, afirmou que toda ação antissindical da Nissan ou de qualquer outra empresa no Brasil ou no Mundo deve ser repudiada, porque interfere nas relações humanas e de trabalho e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo não vai medir esforços para continuar acompanhando essa campanha no Brasil.