Café Sensorial reúne lideranças focadas na acessibilidade

03/09/2015

O Sindicato dos Comerciários de Bento Gonçalves (SEC-BG), em parceria com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SEC-São Paulo) promoveu, na tarde desta quarta-feira (26) a terceira edição do Café Sensorial, evento voltado a sensibilizar as autoridades no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Dirigentes sindicais, autoridades do setor público, representantes de entidades assistenciais e filantrópicas, imprensa e interessados estiveram reunidos no evento, realizado no Dall’Onder Vittoria Hotel.

 

Orildes Maria Lottici, presidente do SEC BG, enfatizou a importância da participação de todos no fórum, que abordou a troca de conhecimentos sobre acessibilidade e inclusão.

Sérgio Marino Ribeiro Neves, secretário geral do SEC-BG lembrou da necessidade dos gestores da que ocupam cargos de responsabilidade, em fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência. Ele também lembrou da importância de rampas em prédios públicos e privados para que tenham condições de atender toda a sociedade. 

 

A Central União Geral dos Trabalhadores (UGT) vem ampliando as discussões com outras centrais e sensibilizando seus quadros de dirigentes, para que possam ser agentes transformadores em suas cidades.

 

Cremilda Bastos Cravo, da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, foi quem levou a ideia do Café Sensorial para a presidente Orildes, que concordou com a realização do evento.

 

 

Durante o café, Cremilda falou a todos que aceitaram a serem imobilizados, com a venda nos olhos, protetores auriculares, enquanto saboreavam o café, pois a intenção foi a reflexão de poucos minutos de limitação, "imagine como seria assim, se fosse para sempre".

 

No final do evento aconteceu uma degustação de espumante às cegas, realizada pelo sommelier internacional Vinicius Santiago.

 

O III Café Sensorial foi marcado por uma apresentação de integrantes da equipe do projeto Acessibilidade Digital do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, representado pela pesquisadora do Projeto, Bruna Poletto Salton e pelo gerente ,Everaldo Carniel. 

 

No último mês de julho foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei número 13.146, que estabelece, no Artigo 63, que é obrigatória a acessibilidade nos sites da internet mantidos por órgãos de Governo e empresas com sede ou representação comercial no Brasil a fim de garantir às pessoas com deficiência acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.