UGT recebe ministro da Previdência e lança Campanha Contra Informalidade

08/06/2013

 

O Órgão Colegiado da União Geral dos Trabalhadores - UGT recebeu o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, na manhã desta sexta-feira (07), na sede da entidade, em São Paulo.

 

O presidente da central, Ricardo Patah, disse que apesar de vivermos uma situação de pleno emprego em nosso país, ainda precisamos traçar meios para garantir o trabalho decente, lembrando que ainda há muitos problemas nesta área, sobretudo a rotatividade no mercado de trabalho que gera insegurança profissional.

 

Patah disse ainda que para combater um dos principais problemas vivenciados cotidianamente pelos trabalhadores, que é a falta de qualificação, a UGT têm adotado medidas para qualificar o quadro interno da central com a realização de cursos de capacitação. “Investindo na qualificação interna, vamos gradativamente melhorando a situação profissional da nossa população, pois nossos dirigentes são multiplicadores de conhecimentos técnicos em suas bases”.

 

Além de agradecer o convite e renovar o compromisso de acompanhar a luta dos trabalhadores junto com a UGT, o ministro Garibaldi afirmou que os benefícios pagos pela previdência proporcionam maior tranquilidade aos trabalhadores e garantiu que o ministério apoiará a Campanha Nacional pela Formalização do Trabalho, da UGT, que luta para que os empregadores registrem seus trabalhadores, assegurando os direitos garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

 

O ministro divulgou total apoio e enfatizou que é fundamental para a luta ugetista a consolidação do Sindicato Nacional dos Aposentados da UGT (Sindiapi), colocando o Ministério a disposição ugetista para acompanhar todo o processo de criação da entidade dos aposentados, além de salientar a importância de que o Sindiapi tenha um convenio com o INSS (instituto Nacional de Seguridade Social).

 

Outro ponto importante tratado pelo Ministro se deu pela proposta de criação do plano de Previdência Complementar que a UGT solicitou, por intermédio de seu presidente Ricardo Patah, que beneficiará trabalhadores e trabalhadores, de diversos estados da federação e que são filiados a sindicais associadas a Central. “Eu quero colocar todo o ministério à disposição da Central para dar encaminhamento e debater as questões que envolvem a construção do benefício a classe trabalhadora filiada a UGT”.

 

Estiveram presentes, ainda, o chefe de gabinete da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Tadeu Moraes de Sousa, o procurador-geral do trabalho, Otávio Brito e o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim.