Drogas anulam HIV em 2º bebê

06/03/2014

Quando cientistas anunciaram no ano passado que um bebê nascido com HIV tinha sido curado por meio de um tratamento agressivo com drogas iniciado só 30 horas depois do parto, houve um ceticismo. Ontem, porém, com a revelação de um segundo caso similar, resta pouco espaço para dúvida de que o tratamento funcionou.

 

O novo registro de sucesso foi anunciado ontem numa conferência sobre HIV que ocorre agora em Boston. Deborah Persaud,virologista do Centro Infantil Johns Hopkins envolvida no teste, afirma que é possível que haja mais cinco casos similares no Canadá e três na África do Sul. No primeiro registro de uma eventual cura, cientistas ainda questionavam se a criança teria sido realmente infectada antes do tratamento.

 

Um teste clínico com outros 50 bebês nascidos infectados será iniciado daqui a três meses, administrando o tratamento em até 48 horas depois do parto.

 

Se o teste der certo - os bebês precisarão ser acompanhados por vários anos para atestar o sucesso.

 

O segundo bebê a ter sido possivelmente curado --uma menina nascida em Long Beach, na Califórnia-- já está há nove meses sem dar sinal de infecção pelo HIV.

 

Fonte: Folha de S.Paulo