18 de fevereiro - Dia Nacional de Combate ao Álcool

18/02/2014


Aproveitando o Dia Nacional de Combate ao Álcool, o Comitê de Aconselhamento sobre Álcool e Drogas do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, em parceria com o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), promoveu uma ação com objetivo de conscientizar a todos, comerciários ou não, sobre os malefícios provocados pelo álcool. A ação aconteceu no dia 18 de fevereiro, das 9h às 15h, em frente à Sede do Sindicato, na Rua Formosa, 99 - Vale do Anhangabaú.


“Como Sindicato, nosso papel é informar e conscientizar a população de que o álcool é droga e seu uso abusivo causa vários transtornos. Além de ocasionar problemas de saúde, o alto consumo é o maior causador dos acidentes nas estradas e no ambiente de trabalho. Por conta da abstinência, a pessoa tem mudanças no comportamento e sua sensibilidade e concentração são alteradas. Essa parceria com o CRATOD é para fortalecer e mostrar para sociedade que é possível viver sem o álcool”, disse Cleonice Caetano Souza, diretora de Assistência Social e Previdência do Sindicato.


Na ocasião, foi realizado um teste para identificação de problemas relacionados ao uso de álcool, chamado AUDIT – que avalia o nível, o risco e identifica uma provável dependência. Também houve distribuição de kits com cartilhas, panfletos e jornais sobre os malefícios do álcool.

 

   

 

 

 

 


Curiosos, Wilson de Lima Santos e Francisco de Jesus resolveram parar e se informar sobre o assunto.

 
“É importante ter pessoas que pensem assim, que façam campanhas desta natureza e que venham para rua expor, mostrar e lembrar a todos que o álcool é um problema social, de saúde pública e econômico”, disse Wilson.


“Acho que essa ação é importante. Tenho um filho que tem problema grave com o álcool. É uma luta constante. A sociedade precisa desse tipo de informação, de esclarecimentos. A juventude, por exemplo, consome muito álcool”, disse Francisco. 


Detectado como um usuário de risco, Miller Lima da Silva, de 52 anos, fez o AUDIT e, em seguida, foi encaminhado para tratamento. “Minha relação com o álcool é crítica. Eu bebo muito. Comecei com quase 15 anos a usar álcool. Não sei se vou conseguir parar, mas essa campanha vai me ajudar a tentar. Estou disposto”, concluiu Miller.

 

 


A ação aconteceu no dia 18 de fevereiro, mas o trabalho de combate ao alcoolismo continua na Sede da Entidade, com o Comitê de Aconselhamento sobre Álcool e Drogas, coordenado pela diretoria de Assistência Social e Previdência do Sindicato. Mais informações: 2111-1877 / 2111-1714 ou e-mail: aconselhamento@comerciarios.org.br