Volume de chuvas acima da média deve manter bandeira verde durante 1º trimestre

17/01/2018


O volume de chuvas acima da média desde o fim do ano passado deve fazer com que as tarifas de energia elétrica não subam para o consumidor brasileiro, pelo menos até o fim do primeiro trimestre de 2018. Quem afirma isso é o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, segundo informou por comunicado nesta terça-feira, 16, a Itaipu, mesmo dia em que o titular da pasta visitou a usina hidrelétrica em Foz do Iguaçu (PR).

 

Segundo o ministro, as precipitações têm permitido a recuperação dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas, o que levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sinalizar que o regime de bandeiras tarifárias permanecerá verde (sem custo adicional) nos três primeiros meses do ano. 

 

As tarifas ficam mais caras (bandeiras amarela ou vermelha 1 e 2) quando falta chuva e as usinas térmicas são acionadas para atender a demanda.

 

"O sistema (elétrico nacional) é interligado e a gente veio de cinco ou seis anos de chuvas abaixo da média nos maiores reservatórios. Mas os resultados de novembro, dezembro e dos primeiros dias de janeiro (de 2018) têm sido muito animadores", avaliou.

 

Coelho Filho esteve na Itaipu para uma série de compromissos, entre eles, a inauguração oficial do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica (CI-MES) e a assinatura de um acordo de cooperação, entre Itaipu e Ministério do Meio Ambiente, para a implantação do Programa de Mobilidade Sustentável nos Ministérios.

 

Fonte: Estadão