Facebook lança nos EUA aplicativo Messenger para crianças

05/12/2017


O Facebook lançou nesta segunda-feira (4) o Messenger Kids, aplicativo que permite que a maior rede social do mundo se expanda para um mercado até agora inexplorado de crianças menores de 13 anos, ao mesmo tempo em que dá aos pais controle completo sobre o que seus filhos vêem.

 

O Facebook normalmente exige que os usuários tenham pelo menos 13 anos de idade. O novo aplicativo possibilita que a rede social fidelize crianças mais novas, no momento em que enfrenta competição de outras plataformas populares entre adolescentes, como o Snapchat.

 

O Facebook disse que uma pesquisa com 1.200 pais e especialistas em segurança e desenvolvimento infantil mostrou que crianças jovens já estavam usando a tecnologia regularmente, mas em aplicativos para adolescentes e adultos, fazendo pais temerem que seus filhos estivessem se comunicando com estranhos.

 

Ao mesmo tempo, os pais estavam dispostos a deixar que seus filhos de 6 a 12 anos usassem redes sociais, desde que existisse um controle parental rigoroso. O Facebook Messenger Kids exige que os pais criem uma conta e aprovem os contatos dos filhos.

 

"Há realmente uma lacuna no mercado por um aplicativo de mensagens para crianças que também dê controle aos pais", disse a porta-voz do Facebook Lauren Svensson. "Vamos ver como as crianças usam esses espaços e isso nos permitirá adicionar atualizações em futuras versões conforme necessário."

 

O aplicativo é controlado pela conta do Facebook de um adulto que permite que filhos usem bate-papo em vídeo e enviem fotos, vídeos ou mensagens de texto para amigos aprovados. O aplicativo ficou 18 meses em desenvolvimento, segundo Svensson.

 

O lançamento é uma prévia e só está disponível nos Estados Unidos para sistemas operacionais da Apple. 

 

Fonte: Folha de S.Paulo