Promotoria recomenda que São Paulo retome a licitação de iluminação

20/10/2017


O Ministério Público de São Paulo emitiu um parecer favorável à continuidade da licitação para a PPP de iluminação das ruas de São Paulo.

 

A disputa está suspensa. Em 1º de outubro, o município firmou um contrato emergencial com a FM Rodrigues, que participa do certame e que presta o serviço para a cidade.

 

Em maio, a companhia solicitou que a Comissão Especial de Licitações da Prefeitura considerasse seu concorrente na disputa inidôneo.

 

A Quaatro, que integra o outro consórcio, detém 99,9% de uma empresa que presta serviços de iluminação pública e que foi impossibilitada de participar de licitações.

 

Para a Prefeitura, na prática, ambas são a mesma companhia e devem ser consideradas inidôneas.

 

O documento do MP não decide o imbróglio, mas dá força ao entendimento de que os envelopes devem ser abertos, mesmo que ainda não se tenha uma decisão legal sobre os envolvidos.

 

O parecer afirma que "os recorridos desclassificaram sumariamente o consórcio impetrante [formado pela Quaatro e outras empresas], prejudicando-se a concorrência, que deve atender à supremacia do interesse público".

 

A Prefeitura afirma que "aguarda o julgamento do mérito da ação para dar continuidade ao certame."

 

Procurados, o consórcio Walks e FM Rodrigues não se manifestaram. Os outros representantes não foram localizados até o fim desta edição.

 

Mesmo com uma retomada do mercado de crédito, uma das prioridades do Serasa Experian em 2018 será a diversificação de seus produtos, segundo o pressidente, José Luiz Rossi.

 

"Os serviços de análise de crédito e seus correlatos ainda representam 85% do nosso negócio. Cerca de 15% vem de novas iniciativas, mas essa fatia vai crescer."

 

Além da análise da capacidade financeira de consumidores, a companhia tem utilizado seu banco de informações para oferecer serviços de análise de dados, marketing e de atendimento ao consumidor.

 

"Nosso investimento em tecnologia é de 11,6% da nossa receita bruta. Uma parte disso é em renovação do parque tecnológico, mas 25% do valor vai para o crescimento do negócio."

 

O aporte deve ser de cerca de R$ 280 milhões, porque a estimativa é que o Serasa Experian tenha uma receita bruta de R$ 2,4 bilhões neste ano.

 

A previsão para o ano que vem é pelo menos manter esse ritmo de investimento, segundo Rossi.

 

2.500

são os funcionários da empresa no Brasil

 

Fonte: Folha de S.Paulo