São Paulo tem mais de 130 imóveis ocupados, aponta levantamento da Prefeitura

17/10/2017

Levantamento feito pela Secretaria Municipal da Habitação aponta que 133 imóveis estão ocupados por sem-teto em toda a cidade de São Paulo. O balanço foi obtido com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

Na madrugada desta segunda-feira (16), a Frente de Luta por Moradia (FLM) ocupou oito prédios no Centro de São Paulo. Quatro deles seguiam com sem-teto à noite, segundo o SP2.

 

A maioria dos imóveis ocupados está no Centro e na Zona Norte (75% do total). Segundo o secretário da Habitação, Fernando Chucre, a região central concentra diversos imóveis abandonados e a Norte, terrenos baldios.

 

“A Prefeitura montou um grupo de mediação de conflito com os grupos que promovem essas ocupações aqui no Centro e em outras regiões de São Paulo para evitar confronto e reintegração de posse”, disse o secretário.

 

Déficit habitacional

Segundo o Plano Municipal de Habitação (PMH) de 2016, a capital paulista tem déficit habitacional de mais de 369 mil famílias. Outras 30 mil famílias recebem auxílio-aluguel e aguardam as moradias definitivas.

 

“Tentamos buscar outras fontes de financiamento, seja através de programa de locação social, seja através de PPP [parceria público-privada] que o município deve lançar agora em outubro, o mais tardar em novembro”, acrescentou Crucri.

 

Fonte: G1