Alta da demanda e Copa aceleram importação de componentes de TV

10/10/2017


A importação de componentes para televisores cresceu 65% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

 

A alta reflete a melhora do consumo e, em parte, os pedidos de peças para aparelhos a serem colocados nas prateleiras no ano que vem, antes da Copa do Mundo.

 

"Há uma demanda crescente para o período promocional de Black Friday, Natal, saldão de janeiro e Copa", afirma Roberto Barboza, vice-presidente comercial da LG.

 

As vendas de 2018 não deverão ser iguais às de 2014, que foi o recorde da produção brasileira, com mais de 15 milhões de unidades vendidas.

 

O torneio de futebol, diz ele, deverá trazer um crescimento extra do mercado de até 15%. Isso porque os jogos acontecerão na Rússia, em horários de madrugada aqui –se fossem mais tarde, o potencial de vendas seria maior.

 

Mesmo sem a competição esportiva, as vendas já aumentaram –no primeiro semestre, foram 28% maiores que no mesmo período de 2016, diz Lourival Kiçula, presidente da Eletros (associação de fabricantes do setor).

 

"São dados positivos depois de um ano muito fraco. Televisores estão em alta, mas outros eletrônicos não."

 

As vendas melhoraram e, consequentemente, a produção também, mas ainda há muita capacidade ociosa na indústria, diz Ricardo Freitas, presidente da Semp TCL.

 

"Ainda vai demorar para haver investimento produtivo, o mercado era de 15 milhões e caiu para 8 milhões."

 

Fonte: Folha de S.Paulo