Seminário debate Equidade Racial nas Empresas Jornalísticas

21/09/2017

Evento na sede do Sindicato vai discutir a baixa presença dos jornalistas negros e negras nas redações, bem como formas de interver nessa realidade. Participe! 

 

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP) realiza neste sábado (23), a partir das 9h, o Seminário Equidade Racial nas Empresas Jornalísticas. O evento ocorre no Auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

 

O seminário tem o objetivo de elaborar uma proposta para minimizar a desigualdade, a partir de uma reflexão sobre a baixa presença de jornalistas negros e negras nas redações e sobre os resultados desse tipo de negociação em outras categorias.

 

De acordo com a pesquisa "Perfil do jornalista brasileiro", organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em 2012, apenas 5% dos profissionais se autodeclararam de cor preta, enquanto 18% se consideram de cor parda,  diante de uma maioria absoluta de 72% de brancos.

 

Para intervir nessa realidade, a programação do seminário conta com um painel expositivo sobre o tema, apresentando dados e histórico da problemática, assim como o relato de experiências bem-sucedidas de promoção da equidade racial. Em seguida, os participantes vão debater e construir, de forma colaborativa, um plano de ação para incidência nessa área e uma proposta a ser apresentada às empresas de comunicação.

 

Programação

 

9h30 - Credenciamento e Boas vindas

10h - Abertura oficial Cojira-SP - com Juliana Gonçalves

11h - Diálogo com convidados(as) Cleonice Caetano Souza, Daniel Taquiguthi Ribeiro, Ivone Silva e Luis Augusto Ribeiro da Costa}

13h - Intervalo para almoço

14h - Workshop Ceert - com Profa. Dra. Maria Aparecida Silva Bento

17h - Encerramento

 

Palestrantes

Cleonice Caetano Souza é dirigente sindical desde a década de 1980, graduanda em Serviço Social pela Universidade Unicesumar. Diretora do Departamento Social, Previdenciário, Saúde e Segurança no Trabalho do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

 

Daniel Taquiguthi Ribeiro é sociólogo e técnico do SAIS - Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

 

Ivone Silva é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Bancária do Itaú-Unibanco desde 1989 e, atualmente, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

 

Juliana Gonçalves é jornalista, ativista do Movimento Negro e mãe. Integra a Cojira/SP e atua como repórter do Brasil de Fato e tem textos publicados na Carta Capital, Revista TPM e na revista eletrônica Calle 2.

 

Luis Augusto Ribeiro da Costa é sociólogo, supervisor do SAIS - Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

 

Maria Aparecida Silva Bento é doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, eleita, em 2015, pela “The Economist”, a mulher brasileira mais influente do mundo no campo da diversidade. Também é membro da Comissão de Direitos Humanos do CFP – Conselho Federal de Psicologia, professora da Universidade do Texas (Austin) e autora de livros sobre diversidade.

 

Seminário Equidade Racial nas Empresas Jornalísticas

Quando: 23 de setembro, das 9h30 às 17h

Local: Auditório Vladimir Herzog - Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo

Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja – República – São Paulo/SP