Tesouro lança simulador para tentar atrair novos investidores

18/09/2017


O Tesouro lança, nesta quinta (21), um simulador que permite ao investidor calcular em quanto tempo consegue alcançar um objetivo financeiro aplicando em títulos públicos e que também compara o retorno com o oferecido por outros produtos populares na renda fixa.

 

O lançamento faz parte de uma campanha para atrair mais investidores para o Tesouro Direto, onde são vendidos os títulos do governo.

 

A plataforma aponta o título mais adequado para atingir o objetivo estipulado.

 

Para isso, o usuário responde a quatro perguntas: qual o objetivo financeiro, em quanto tempo pretende usar o dinheiro, qual seu perfil como investidor e como ele prefere receber os rendimentos.

 

A partir das respostas, a plataforma indica o título mais adequado. Na sequência, o investidor poderá conhecer o valor que resgatará no vencimento do título ou saber quanto deverá depositar para alcançar a meta no prazo estipulado.

 

O investidor também conseguirá comparar o rendimento líquido -após desconto de Imposto de Renda- dos títulos com o de outras aplicações populares na renda fixa, como títulos bancários (CDBs e LCIs/LCAs), poupança e fundos conservadores.

 

"A base de simulação segue parâmetros de mercado, como o Boletim Focus [do Banco Central]. Mas o investidor poderá personalizar e incluir taxas que receber do banco ou gestora. Tem essa flexibilidade", diz Luiz Fernando Alves, coordenador-geral de planejamento estratégico da dívida pública.

 

O Tesouro também abrirá 8.000 vagas para um curso on-line sobre títulos públicos.

 

Metade estarão disponíveis a partir desta segunda (18), com carga horária de até 30 horas. Para participar, é preciso acessar o site esaf.fazenda.gov.br, da Escola de Administração Fazendária, ou a página do Tesouro Direto (tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto).

 

As outras vagas serão liberadas até o fim do ano.

 

Até julho, o Tesouro Direto tinha cerca de 1,54 milhão de participantes inscritos. Desses, 520.624 estavam ativos, ou seja, possuíam aplicações na plataforma.

 

Em novembro, o horário de compra e venda dos título foi alterado e alguns termos, como "compra" e "venda", foram substituídos pelas expressões "investir" e "resgatar", para facilitar a compreensão.

 

Fonte: Estadão