Sindicato promove júri simulado sobre discriminação e assédio

07/08/2017


 

 

A Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu mais um júri simulado. Sob o tema Discriminação e Assédios Moral e Sexual, a atividade aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB), no último sábado (05). Além de incentivar, prevenir e informar a sociedade sobre as consequências da discriminação racial e do assédio moral e sexual, a proposta foi sensibilizar e melhorar as formas de relações entre patrões, líderes de setores e empregados.

 

“Esse é o 4º Júri que o Sindicato realiza na OAB. Entre diversos temas, também levamos ao público a questão do assédio moral e sexual, que tem uma consequência drástica sobre a violência doméstica. Essa atividade é muito importante porque levamos para a sociedade temas de uma forma didática, dinâmica e que todas as pessoas conseguem se identificar, tanto como vítimas, quanto atores dessa discriminação e violência. Esta luta é de todos nós e todos podem multiplicar esse trabalho para poder extinguir da nossa sociedade essa doença, que é a discriminação e a violência contra todos os tipos de pessoas”, disse a diretora do Sindicato Cleonice Caetano Souza.

 

Eunice Prudente de Souza, militante na luta contra a discriminação racial, esteve presente na ocasião. “Neste momento a OAB alia-se ao Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a sociedade civil organizada em defesa de direitos humanos fundamentais. De uma forma didática, explica aos presentes as formas de assédio moral e sexual, a questão da violência doméstica e a conquista que foi a Lei 11340 (Lei Maria da Penha). Aqui, no júri simulado, o condenado ou o réu, são as diversas formas de assédio, as diversas formas de discriminação, ética e de gênero, além da violência doméstica.  Neste momento prestamos um serviço público de excelência esclarecendo ao cidadão brasileiro e defendendo os direitos humanos como disponíveis e fundamentais”, declara a professora e doutora em direito.

 

 

 

 

10 anos de Júri sobre a Lei Maria da Penha

 

O Júri Simulado é uma atividade que aborda temas polêmicos e de difícil entendimento, por meio de métodos lúdicos, como a dramatização teatral.

 

Há 10 anos, a Secretaria da Diversidade do Sindicato e todos os seus parceiros, contribuem para a cidadania de mulheres e homens, levando para todos os cantos do estado o Júri Simulado sobre a importância do uso da Lei 11.340 – Lei Maria da Penha. 

 

Por meio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), trabalhadores e trabalhadoras tiveram a oportunidade de refletiram sobre suas ações e atitudes em relação as suas esposas, companheiras, namoradas, filhas, etc.

 

A atividade foi além do ambiente de trabalho e das empresas, a ganhou as ruas, escolas, praças públicas, igrejas, condomínios, shoppings, cooperativas, faculdades, outros sindicatos, câmara de vereadores, centros de referência e cidadania, Cras e Creas, OAB, ministérios públicos, tribunal de justiça, secretaria do trabalho e saúde, entre outros.

 

“Conhecer e divulgar a Lei a torna viável e fiscalizada pelos que dela necessitam. Sem dúvida podemos comprovar, por meio dos depoimentos das pessoas, a sua viabilidade e nosso desejo de fazê-lo cada vez melhor”, equipe Júri Simulado.