Passo a passo para começar a investir no Tesouro Direto

30/06/2017


O QUE É O TESOURO DIRETO?

Tesouro Direto é um investimento de renda fixa no qual a pessoa compra um título público do governo federal para, no futuro, receber de volta o dinheiro inicial mais um juro proporcional ao período aplicado. Na prática, é como se o investidor estivesse emprestando dinheiro ao governo. A seguir, conheça o passo a passo para começar a investir na plataforma.  

 

Primeiramente, você precisa ter CPF e conta corrente em uma instituição financeira.

 

A partir daí, você deverá escolher uma instituição financeira, que pode ser um banco ou uma corretora, também chamada de agente de custódia, para intermediar suas transações com o Tesouro Direto. 

 

Entre em contato com a instituição financeira escolhida e solicite seu cadastramento. Você deverá fornecer a documentação necessária para que essa instituição abra uma conta em seu nome para operar com o Tesouro Direto. 

 

A partir disso, você receberá uma senha provisória da BM&FBovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto, em que são realizadas as operações de compra e venda, assim como consultas a saldos e extratos. 

 

Troque a senha provisória por uma nova que deverá conter entre 8 e 16 dígitos, composta por letras, números e caracteres especiais. Pronto! Você já será investidor habilitado e poderá começar a investir.

 

Agora, você precisa descobrir qual título é mais adequado para alcançar o seu objetivo financeiro. Para ajudá-lo nessa escolha, preparamos um especial multimídia que explica as taxas e impostos, as vantagens e desvantagens de se aplicar nesses títulos, e quais os seus riscos. 

 

Fonte: Estadão