Copom anuncia taxa básica de juros e Sindicato protesta

01/06/2017


 

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e demais centrais sindicais fizeram um ato em frente ao Banco Central, na Avenida Paulista. 

 

A ação aconteceu no último dia 31, data em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniu para decidir sobre a taxa básica de juros.  

 

“O movimento sindical está aqui para exigir medidas eficazes de redução dos juros no País. 11,25% é um absurdo. A taxa Selic é um agente que estabelece crédito, cheque especial e interfere diretamente no consumo. São 14 milhões de desempregados no País. Culpa de quem? Desta política equivocada e errada, que em vez de abrir postos de trabalho para crescimento econômico, cria mecanismos para diminuir a capacidade de consumo das famílias. Queremos juros baixos dentro da realidade brasileira”, disse Josimar Andrade, diretor de relações sindicais do Sindicato.

  

Após reunião, o Copom anunciou a redução da taxa de juros de 11,25% para 10,25%. 

 

Para o Sindicato, a redução de 1 ponto percentual ainda é tímida, pois a inflação está em queda. E o governo perde mais uma oportunidade de sinalizar positivamente para os setores que geram emprego, como por exemplo, o comércio. 

 

“A alta taxa de juros é uma ferramenta pouco eficaz no combate à inflação, pois, além de encarecer o crédito, causa mais desemprego, queda de renda, e piora o cenário econômico”, conclui Josimar.