Acordo prevê suspensão de contratos a 1,5 mil a partir de junho na GM em São José, SP

16/05/2017

Após impasse que teve início em março, o Sindicato dos Metalúrgicos e a General Motors chegaram a um acordo que prevê suspensão dos contratos de trabalho a até 1,5 mil trabalhadores na planta em São José dos Campos (SP) - a medida é condicionada a três meses de estabilidade no emprego. A proposta vai ser submetida aos operários nesta terça-feira (16) em assembleia.

 

As informações foram obtidas pelo G1 por meio de trabalhadores que tiveram acesso antecipado à pauta da assembleia, agendada para 14h30. A GM e o sindicato não comentam o assunto.

 

Se aprovado pelos trabalhadores, o layoff (suspensão dos contratos) terá início no próximo dia 5 e termina em 4 de novembro.

Após retorno do efetivo afastado, a montadora assegura os empregos por três meses a todos os funcionários da unidade. A GM pode ainda abrir um Programa de Demissão Voluntária (PDV) .

 

Os trabalhadores selecionados para terem os contratos suspensos vão fazer cursos de qualificação no Senai duas vezes por semana e vão receber os salários por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - sem prejuízo ao rendimento mensal.

 

Contrapartida

Em contrapartida ao layoff, além da estabilidade, a multinacional ofereceu antecipar o pagamento do 13º salário para a próxima sexta-feira (19) e renovar os contratos de trabalho temporários na planta.

 

A empresa e sindicato também estabeleceram que terá início na próxima quinta-feira (18) as reuniões para definir o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

 

TRT

Caso os trabalhadoresa aprovem o layoff, GM e sindicato põem fim às tratativas que vinham sendo mediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) há quase um mês para concessão do layoff.

 

A montadora acionou a Justiça após acusar o sindicato de ser intransigente nas negociações - a GM informou no tribunal que tem um excedente de 1,6 mil trabalhadores.

 

Já o sindicato recusava a suspensão dos contratos por querer garantia da manutenção dos empregos depois do retornos dos empregados às atividades.

 

Montadora

A GM produz os modelos S10 e Trailblazer na planta em São José dos Campos. A montadora emprega cerca de 5 mil trabalhadores.

 

Fonte: G1