Prefeitura abre licitação para manutenção de semáforos e quer consertos em 2 horas

23/03/2017


A gestão João Doria lançou nesta quinta-feira (23) um edital para a manutenção permanente dos mais de 6,3 mil semáforos de São Paulo e prevê que aparelhos apagados ou que fiquem no amarelo piscante sejam consertados em até duas horas.

 

O problema é comum na cidade em especial em dias de tempestade. Os transtornos, em muitos casos, prolongam-se ao longo de muitas horas até que o problema seja resolvido.

 

O novo edital, no valor de R$ 81 milhões, terá três lotes e as empresas terão contrato válido por um ano com a cidade, podendo ser renovado. Segundo o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, João Octaviano Neto, desde dezembro a cidade conta apenas com uma extensão de garantia de semáforos já reparados.

 

Segundo o novo edital, as empresas terão duas horas para consertar semáforos que estejam em situação de prioridade "1". Nesse quesito se enquadram semáforos total ou parcialmente apagados, que apresentem luzes conflitantes e ainda estejam operando no amarelo piscante sem estarem programados para isso, entre outros casos.

 

As empresas que não cumprirem o prazo estarão sujeitas a multas, que podem chegar a 20% do valor da ordem de serviço.

 

“O que nós estamos fazendo é um ataque direto a essa questão dos semáforos em funcionamento hoje, para que a gente possa deixar toda essa estrutura semafórica com um funcionamento adequado para o nosso sistema viário“, afirmou o presidente da CET, em entrevista ao Bom Dia São Paulo.

 

A previsão é poder assinar os contratos com as novas empresas ainda neste semestre, caso não haja contestações judiciais à licitação.

 

Ao todo, existem 6.387 semáforos em São Paulo. Deste total, 1.179 semáforos são controlados pela central de monitoramento. Já em relação aos demais semáforos, a CET depende do trabalho que agentes da companhia ou a população relatem o problema. A CET pede que motoristas e pedestres avisem sobre semáforos quebrados pelo telefone 1188 para agilizar a resolução do problema.

 

Fonte: G1