10 cursos que podem recolocá-lo no mercado de trabalho

22/02/2017

Quem está procurando emprego ou quer abrir seu próprio negócio sabe que investir em qualificação é muito importante. Fazer um curso é uma alternativa eficaz para quem busca recolocação rápida, ou para quem quer ser empreendedor e começar um negócio na sua área de atuação.

 

Com programas de ensino adaptados às demandas reais do mercado, os cursos técnicos são a oportunidade de os profissionais começarem a trabalhar ainda estudando. Isso acontece porque os alunos recebem certificações intermediárias ao longo do curso técnico, então têm outras oportunidades de emprego durante o curso. Ou seja, você não precisa estar formado para conseguir emprego.

 

Hoje, estão em alta habilidades técnicas relacionadas aos setores financeiros, de marketing, tecnologia, e de estética e beleza. Confira 10 cursos técnicos que podem ajudá-lo a encontrar uma vaga:

 

1) Desenvolvedor mobile

É um curso de qualificação técnica que dialoga com a evolução do mercado: há uma tendência entre as empresas de transferir serviços (como atendimento ao consumidor e vendas, por exemplo) para plataformas online móveis. O desenvolvedor mobile é capacitado a elaborar websites interativos, acessíveis e adaptáveis a diversos dispositivos como tablets e smartphones.

No Senac, os alunos lidam com técnicas avançadas e programas de ponta, e os professores seguem metodologias baseadas no desenvolvimento de projetos para diversos segmentos.

 

2) Curso de qualificação técnica - Desenvolvedor de e-commerce

Com o fortalecimento do comércio eletrônico no Brasil, as oportunidades de trabalho nesse setor exigem cada vez mais qualificação técnica especializada. O curso habilita os profissionais a desenvolverem estratégias de planejamento, estruturação, customização e gestão de sistemas de comércio eletrônico.

Além disso, insere os desenvolvedores em um ambiente empreendedor, com uso de ferramentas de marketing digital. É ideal para quem já trabalha com web e busca aperfeiçoamento ou estudantes e profissionais de outras áreas que desejam migrar para o setor de web.

 

3) Técnico em Enfermagem

O aumento da expectativa de vida e a crescente preocupação com a saúde e bem-estar ampliaram a demanda por serviços de saúde e a demanda por profissionais qualificados. A formação técnica na área de Enfermagem oferece inúmeras possibilidades de ingresso no mercado, já que o profissional pode atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, programas de saúde pública e escolas.

 

4) Curso de qualificação técnica - Assistente de Operação de Redes de Computadores

O assistente de operação de redes de computadores pode trabalhar em empresas de tecnologia em centros de processamentos de dados, provedores de acesso à internet, ou administrando seu próprio negócio como consultor. Semelhante ao assistente de implantação, o assistente de operação é fundamental para a realização de projetos em tecnologia da informação.

 

5) Curso de qualificação técnica - Produção de Websites

Acompanhando a movimentação do segmento de comércio eletrônico e desenvolvimento para o web, o produtor de websites trabalha na criação, atualização e publicação de interfaces digitais na web. Utiliza conceitos de marketing, arquitetura da informação, navegabilidade e acessibilidade para produzir sites.

O profissional deste setor precisa de uma formação técnica que envolva a criação, o tratamento e a manipulação digital de imagens e a produção de interfaces para aplicações no ambiente online. Ele pode atuar desde a fase de planejamento até a finalização de produtos de comunicação e de arte para sites.

 

6) Técnico em Guia de Turismo

Se você gosta de viagens e sempre quis trabalhar como guia, investir em um curso técnico em Guia de Turismo é o primeiro passo para entrar no mercado. O profissional aprende a receber, conduzir e orientar  pessoas ou grupos durante passeios, traslados e viagens nos âmbitos local, regional ou nacional.

Além disso, você poderá desenvolver roteiros e itinerários de acordo com os interesses e as necessidades dos visitantes.

 

7) Técnico em Processos Fotográficos

Quem tem na fotografia sua paixão pode procurar um curso para aprimorar suas habilidades e abrir portas no mercado. Afinal, quem não quer trabalhar com o que ama? Hoje, o crescimento e a diversificação das atividades ligadas à fotografia possibilita que os profissionais trabalhem em diferentes etapas, seja na produção, captação ou no tratamento de imagens.

 

No curso do Senac São Paulo, você aprenderá a ter domínio dos processos de trabalho, com capacidade para propor soluções criativas para as mais variadas situações. Pode trabalhar com fotografia social, fotojornalismo, arquitetura, natureza e paisagem, moda e publicidade.

 

8) Curso de qualificação técnica - Assistente de Marketing e vendas

Buscar estratégias de venda em meio à crise, trabalhar pela fidelização dos clientes e atrair novos consumidores. O departamento de marketing, que abriga todas estas funções, é hoje peça fundamental no funcionamento das empresas.

 

O curso técnico habilita profissionais para atuar em ações de marketing e nos departamentos comerciais de empresas de diversos segmentos. Além disso, o aluno terá noção de gestão de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças.

 

9) Curso técnico - Técnico em programação e jogos digitais

A expansão do mercado de games no Brasil impulsionou a abertura de vagas para programadores de jogos. Como é um setor ainda em evolução, a formação técnica é a opção mais eficaz para quem quer trabalhar com games.

 

O técnico em programação de jogos digitais trabalha na produção de conteúdo, no desenvolvimento, na manutenção e no controle de qualidade de jogos digitais. Ele pode atuar também identificando oportunidades de negócio para os produtos desenvolvidos, com base em conhecimentos de marketing e na visão do mercado de jogos digitais.

Pode trabalhar como autônomo, em produtoras de jogos, departamentos de tecnologia e equipes de criação de conteúdo para web.

 

10) Curso técnico - Técnico em Estética

O desempenho do mercado de beleza gerou um aumento significativo da demanda de mercado por profissionais esteticistas. Mesmo com um cenário econômico adverso, o Brasil segue como um dos maiores mercados globais de beleza.

O técnico nesta área realiza procedimentos estéticos faciais e corporais, pode avaliar corretamente as condições da pele e tem conhecimento sobre tecnologias e produtos cosméticos. O curso tem ainda o diferencial de preparar o aluno para empreender em seu próprio negócio.Quer voltar ao mercado de trabalho? O Senac São Paulo oferece descontos de 30% nas mensalidades dos cursos presenciais técnicos, livres e de idiomas. Nas unidades do interior e do litoral, há a possibilidade de obter 40% de desconto em cursos técnicos e livres nos períodos matutino e vespertino.

 

Fonte: G1