Roubo de celular cresce 23% no estado de São Paulo em 2016

16/02/2017


 

O número de roubos de celulares no estado de São Paulo cresceu 23% em 2016 em comparação com 2015. Em 2016 foram 239 mil roubos contra 194 mil registrados no ano anterior. Os roubos de celulares em São Paulo correspondem a 62% de todos os roubos do estado.

 

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) mostram um crescimento do interesse no celular ao longo dos anos. “O primeiro estudo, de 2004, mostra que só cerca de 5% dos roubos envolviam celulares. Isso foi subindo de tal forma que, em 2008, eles já representavam 40% dos casos”, aponta Tulio Kahn, especialista em segurança e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Para ele, o celular é considerado um objeto valioso. “O celular é portável, fácil de esconder, é um bem valioso altamente disponível, possui mercado paralelo e é um objeto de status. Então, tem todas as características para torná-lo um bem atrativo”, explica.

 

Ainda de acordo com Kahn, a polícia tem um mapeamento dos locais de roubo, inclusive por tipo de objeto. Contudo, ele salienta que a estimativa real é muito maior do que os dados apontam já que metade dos roubos que ocorrem não são notificados.

 

Além de encontrar o ladrão, Kahn aponta a importância de agir em função do receptador. “Existe um mercado de consumo desses celulares roubados que é intermediado por esses receptadores, que seria campo de investigação da Polícia Civil. Existem estratégias para tornar o alvo do roubo mais difícil de se atingir que não passam somente pelo policiamento ostensivo na rua, mas envolvem investigação e tecnologia”, afirma.

 

Em nota, a SSP diz que o governo do estado vem desenvolvendo ações de combate aos roubos de celular e que a inclusão do código IMEI que permite o bloqueio do celular e possibilita a criação de um banco de dados para apreender os aparelhos roubados.

 

Fonte: G1