Delegação italiana visita UGT e propõe criação de um sindicato dos aposentados internacional

06/08/2013

Na tarde desta segunda-feira, 5 de agosto, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores (Siandiapi-UGT) receberam a delegação do Sindicato dos Aposentados da Itália, o UIL Pensionati, na Sede da Central Sindical.

 

O objetivo do encontro foi trocar ideias e sugestões, criando, assim, um espaço de colaboração entre os sindicatos dos aposentados brasileiro e italiano.


“O UIL Pensionati é o grande responsável pela criação do sindicato dos aposentados daqui. Foi em viagem à Itália, em 1997, ao presenciar o exemplo deles, que tivemos a ideia de formar o nosso sindicato. Foi também nessa época que nasceu a parceria que deu origem ao Espaço dos Sonhos*. Queremos construir uma relação cada vez mais próxima”, disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT.


Pensando justamente nessa relação, Romano Bellissima, secretário geral do UIL Pensionati, propôs – e obteve uma resposta positiva e imediata do sindicalista brasileiro – a criação de um sindicato internacional dos aposentados. “Os idosos estão se tornando a maioria da população, mas sem poder político. A nova ordem não leva em consideração os interesses e necessidades desse público. Nenhum sindicato ou país será capaz de enfrentar esse problema sozinho. Temos que nos unir”, falou Romano.


Na ocasião, Natal Leo, presidente do Sindiapi mostrou à delegação italiana a pauta de reivindicações do sindicato brasileiro, que, entre outras, abrange questões como: extinção ou substituição do Fator Previdenciário; criação da Secretaria dos Aposentados, Pensionistas e Idosos; e criação do Índice Nacional de Preço para a terceira idade.


Entre os presentes, estavam também Guido Moretti, presidente da UIL Brasil; Plínio Sarti, secretário nacional do UIL; membros da diretoria do Sindicato dos Comerciários, além do vice-presidente, José Gonzaga da Cruz; o secretário geral da UGT, Canindé Pegado; o vice-presidente da UGT, Salim Reis; o secretário nacional de imprensa da UGT e diretor do Departamento Jurídico do Sindicato dos Comerciários, Marcos Afonso; o diretor Tesoureiro da Entidade Sindical, Antonio Carlos Duarte; o diretor do Sindicato dos Comerciários e do Sindicato dos Aposentados, Luiz Hamilton de Sousa; entre outros.

 

 

*Espaço dos Sonhos
Localizado no bairro do Rio Pequeno, em São Paulo, trata-se de um local onde crianças e adolescentes carentes, de 7 a 17 anos, recebem aulas de italiano, informática e reforço escolar, oficinas de pintura em papel e tecido, artesanato, capoeira, aulas de coral e instrumentos musicais, além de atendimento médico e odontológico, visando uma melhor possibilidade de inclusão social.