Sindicato discute situação de trabalhadores do Wal-Mart e Carrefour

22/04/2013

Da Redação do Sindicato

 

 

A ampliação da luta por melhores condições laborais para trabalhadores e trabalhadoras do comércio de São Paulo reuniu, entre os dias 10 e 11 de abril, na capital paulista, diretores do Sindicato dos Comerciários e representantes da UNI América, entidade que visa romper fronteiras e globalizar a luta trabalhista, principalmente, em empresas multinacionais.

Com o objetivo de levantar e discutir os problemas encontrados nas redes Wal-Mart e Carrefour, o encontro serviu para os participantes traçarem as ações a serem desenvolvidas no decorrer de 2013.

Dentre as pautas discutidas estiveram o fortalecimento da organização da classe trabalhadora, em ambas as empresas; maneiras de se enfrentar a política de precarização do trabalho nas redes; a promoção de ações comuns entre as centrais sindicais; além da solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras das redes Carrefour e Wal-Mart em todo o mundo.

A reunião levantou alguns graves problemas e pautou o grupo para que sejam feitas ações de enfrentamento, entre elas estão: falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), prática antissindical, irregularidade em convênios médicos, jornada de trabalho que varia entre 12 e 14 horas diárias, assédio moral, entre outros.

Uma das ações já definidas pelo grupo ocorrerá em 6 de junho, em Bentonville, nos Estados Unidos, pois na data os acionistas da Wal-Mart estarão reunidos, na sede mundial da empresa, e a UNI América promoverá uma manifestação para chamar a atenção em relação às práticas antissindicais que são promovidas nas lojas.

Plano de ação
 Buscando resolver, o mais rápido possível, 50% dos problemas levantados, durante a reunião foi emitido um documento que será enviado para as empresas e relatando os problemas em nível nacional.

Uma rede de trabalhadores e trabalhadoras das empresas foi formada para se reunir duas vezes por ano para debater os avanços e as necessidades laborais pendentes aos funcionários dessas empresas. João Eduardo Neto, secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos (SECCAMP) e do SENTRACOS (Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços) foi eleito coordenador geral da rede.

No encontro também foi eleita uma comissão composta por dois representantes de cada central sindical para acompanhar as mesas de negociação.

Atividades
 · Para entrega do documento elaborado durante o encontro, será feita uma reunião com representantes das empresas nos dias 02 e 03 de maio;
 · Dia nacional de ação em solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras do Wal-Mart e Carrefour, que acontecerá em 17 de junho, simultaneamente, em diversas lojas;
 · Reunião da aliança global das empresas, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, em Buenos Aires;
 · Conferência da UNI Comércio e UNI Américas Comércio, que acontece em Buenos Aires, nos dias 07 e 08 de outubro;
 · Reunião da rede de trabalhadores e trabalhadoras do Carrefour e Wal-Mart, em 13 de novembro, em Natal.