Comerciário e UGT ratificam luta pelo fortalecimento do SUS

22/04/2013

Da Redação do Sindicato

 

No dia 10/04, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, juntamente com a União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou de um grande ato alusivo ao Dia Internacional da Saúde, que foi comemorado no último domingo (07). O ato, que teve contou com a organização da Secretaria da Saúde e Segurança do Trabalho da UGT, percorreu as ruas paulistanas até a frente da Câmara Municipal.

Segundo Cleonice Caetano, diretora de Assistência Social e Previdência do Sindicato, o evento foi importante para chamar a atenção da população em relação à “privatização” que está acontecendo com o SUS. “Mesmo em São Paulo, que tem uma boa estrutura e oferece melhor possibilidade de atendimento, a situação está caótica e esse descaso com a saúde motiva os sindicatos e movimentos sociais a lutarem em prol da saúde pública”.

O evento, que iniciou na Praça Patriarca, centro de São Paulo, percorreu as ruas da cidade até a frente da Câmara Municipal, onde ocorreu uma sessão com a Comissão de Saúde da Casa, em que teve como pauta o Dia Mundial da Saúde e o fortalecimento do SUS.

No final da caminhada, uma carta aberta à sociedade civil organizada foi entregue aos membros da Comissão de Saúde da Câmara e reinterou o posicionamento dos manifestantes em serem contra o modelo de privatização que tira a responsabilidade do Estado de gerenciar o SUS e transfere para as Organizações Sociais (OSs).

No documento constam 14 pautas que visam, entre outros objetivos, defender o SUS com o aumento do investimento de recursos públicos para o setor, exigência de 10% da receita bruta da União para a saúde e pela inconstitucionalidade das Leis que criam as OSs.