Presidente da UGT representa o Brasil em seminário mundial sobre o mundo do trabalho

26/04/2016

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participará do seminário mundial “Desenvolvimento sustentável e o futuro do trabalho no contexto do Jubileu da Misericórdia", que acontece entre os dias 02 e 05 de maio, em Roma, na Itália, e terá na figura do líder ugetista, o representante brasileiro do evento.

 

O Seminário tem como objetivo analisar com mais profundidade a doutrina social da Igreja Católica, com foco no conceito de trabalho decente, principalmente no que se refere a erradicação da pobreza e na realização de ações que promovam desenvolvimento sustentável e justiça social.

 

A proposta do evento é refletir sobre a relação entre a religião e as mudanças trabalhistas num conceito mundial. Deste modo, sindicalistas de vários países e representantes de diversas organizações religiosas participarão do encontro.

 

“É interessante pensar na relação entre religião e trabalho decente, uma vez que, as organizações religiosas cumprem um papel fundamenta e importante nas cidades, principalmente nas periferias, com pessoas que muitas vezes fazem parte da base da pirâmide social”, explica Patah.

 

O conceito de trabalho decente implica quatro pilares básicos: os princípios e direitos fundamentais no trabalho; a criação de mais e melhores empregos; a extensão da proteção social e o diálogo social. A questão da equidade é transversal a cada um destes pilares, isto é, a equidade é um eixo estratégico do trabalho decente. O Seminário vai contar com a participação de dirigentes sindicais de vários países e é promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).