Exposição no Sindicato mostra talento de jovens com deficiência intelectual

07/04/2016


Terminou nesta quinta-feira, 7 de abril, a exposição “O olhar por trás das lentes, valorizando talentos”, que estava na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo desde o dia 28 de março.

 

A exposição, organizada pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da entidade sindical, reuniu fotos tiradas pela Galera do Click em eventos promovidos ou com a participação do Sindicato, como o aniversário da Lei de Cotas e o Mulher ComVida.

 

   

 

A Galera do Click é formada por jovens com deficiência intelectual. O projeto, criado e coordenado pela fotógrafa Sandra Reis, surgiu da necessidade da professora em conciliar o trabalho e o tempo com seu filho Felipe, que tem Síndrome de Down. Sandra decidiu colocar uma câmera na mão do filho e levá-lo para fotografar com ela. Felipe foi tomando gosto, seus amigos foram se interessando e hoje são quase 100 alunos nessa galera. 

 

 

Eu me apaixonei por esse pessoal quando nos conhecemos num evento. Por isso fiz questão de organizar essa ação e divulgar o trabalho deles”, conta Cremilda Bastos Cravo(foto acima de colete preto), diretora responsável pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

 

Beatriz Locaspe faz parte da Galera do Click há dois anos e, segundo sua mãe, Roseli, virou a fotógrafa oficial da família. “Eu amo fotografar festas e eventos”, conta Bia.

 

Já dona Hedila Giovedi conta que Paulão, seu filho, gosta de tirar fotos de pratos de comidas em restaurantes e muitas selfies. “Ele sempre gostou de ser fotografado. Agora, está aprendendo a estar dos dois lados”, disse Paulinho, o pai. “O mais importante de tudo é o quanto nosso filho se tornou mais sociável desde que começou a fazer parte da Galera do Click, há dois anos”, finaliza Hedila.

 

 

Quem também participou do encerramento foi o Auditor Fiscal do Trabalho José Carlos do Carmo, conhecido como Kal, que atua no Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP. “Sem dúvida, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo está muito à frente das outras entidades sindicais no que se refere às causas de diversidade e inclusão. Esta foi mais uma feliz iniciativa: reunir essa moçada alegre e mostrar o competente trabalho deles.”