Carta aberta do Sintetel SP aos trabalhadores em telecomunicações e à população

Almir Munhoz

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de SP - SINTETEL

23/10/2014

Trabalhadores e trabalhadoras, usuários e usuárias dos sistemas de telecomunicações,

O Brasil vive um momento único na história, com melhoria em geral na qualidade de vida e no acesso a serviços, antes não imaginado, como por exemplo, a quantidade de acessos à internet móvel e amplo acesso tecnologia da informação.

Muitas categorias que têm data-base no segundo semestre, organizam suas campanhas, realizam assembleias, mobilizações e ameaçam com greves para obter aumentos reais de salários como aconteceu no primeiro semestre deste ano.

Os trabalhadores em telecomunicações, comprometidos com a qualidade dos serviços oferecidos e tecnicamente responsáveis pela operação de todos esses avanços na vida de milhões e milhões de pessoas, sofrem com más condições de trabalho, falta de investimentos das empresas operadoras e denunciam em público a realidade que vivem:

a) As operadoras têm conseguido lucros exorbitantes, cobram de cada um de nós os preços mais altos do mundo e entregam serviços que poderiam ser muito melhores;

b) As empresas de telecomunicação enviam bilhões de dólares às suas matrizes no exterior, pagam altos dividendos aos acionistas enquanto submetem os trabalhadores a condições indignas de remuneração;

c) Essas mesmas empresas aumentam abusivamente seu faturamento graças a uma terceirização sem regras que é responsável pela redução constante da massa salarial;

d) Usam e abusam da rotatividade no emprego como forma provada de reduzir salários, uma vez que os que são contratados entram ganhando em média 12% menos que os que saíram, numa dança das cadeiras do empobrecimento de quem trabalha;

e) Nos serviços terceirizados dos chamados call centers a brutal exploração dos jovens causa problemas de ansie-dade, depressão e pânico numa parte da nossa população que antes não sabia o que era isso; empregam milhares de pessoas em todo país, pagando mal, sonegando direitos, descumprindo as leis de proteção à saúde no trabalho.

BASTA! Aproximamo-nos mais uma vez das negociações coletivas de trabalho para mais de 250 mil trabalhadores do setor, só no estado de São Paulo, que ajudam a vida de todos a ter mais comodidade e facilidade, como o direito à comunicação e expressão.

ALERTA! Alertamos a todos e a todas, trabalhadores e usuários, que este ano não aceitaremos mais reajustes sem aumento real, não aceitaremos mais as manobras das empresas de jogarem ora com um sindicato, ora com outros, para pagar menos a quem produz.

Convocamos todos os trabalhadores e usuários em São Paulo para um Movimento Firme em defesa da qualidade dos serviços de telecomunicações e da dignidade dos trabalhadores.

NÃO ESTÁ DESCARTADO UM DIA DE APAGÃO NAS TELECOMUNICAÇÕES! Essa será a resposta firme do SINTETEL-SP e da FENATTEL (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações) e demais sindicatos comprometidos com essas bandeiras e esses direitos diante da intransigência e pouco caso das empresas.

ESSA LUTA TAMBÉM É SUA! Pedimos seu apoio, sua participação e solidariedade porque lutamos pelo seu direito a um serviço de qualidade a um preço justo e por isso apoiamos a luta pela Banda Larga para TODOS!