O racismo e o preconceito também andam armados

Marcos Roberto, Marcão

Secretário do Movimento Negro e Diversidade Humana da UGT-ES


16/12/2013

O Movimento Negro e Diversidade Humana e a Secretaria da Juventude da UGT-ES, há tempo, vem repudiar, as atitude e ações truculentas do poder público armado do Espírito Santo, como exemplo, o acontecimento do sábado - dia 30 de novembro, em Vitória. Jovens realizavam um baile funk em um píer próximo ao local de consumismo chamado de Shopping Vitória, quando essa instituição armada do governo proibiu de modo desrespeitoso esse evento agindo com brutalidade. Assim os jovens assustados correram para se proteger neste Shopping. Como estavam em grupo, a elite capitalista, donos das lojas, sem perguntar ou saber o que estava acontecendo, chamou o organismo armado do governo para repreendê-los.

 

Assim façamos a análise: INFRAÇÃO - correr da agressão dos funcionários armados do governo e se proteger em um shopping. AGRAVANTES: ser pobre, gostar de funk, e principalmente ser NEGRO. ATENUANTES: Ser jovem e querer a sua liberdade de escolha da sua cultura, como manda a constituição em seu Art 5º e não vestir de acordo com os padrões financeiros da nata capitalista. Bem, aqui esta a culpa dos nossos jovens humilhados e desrespeitados neste dia infeliz. O de se pasmar e que as relações publicas do local noticiou que NÃO houve nenhum problema dentro daquele espaço. Percebe-se que o racismo institucional esta cada vez mais deixando de um racismo velado, passando para grandes ações. Pergunta-se: e se fosse um aglomerado de branquinhos, riquinhos, que viessem correndo da chuva (isso porque nunca será por causa de uma ação truculenta dos funcionários armados do governo) eles fechariam as lojas? Chamariam os funcionários armados? Claro que não, iram mandar os funcionários para a porta da loja para gritar suas promoções.

 

Não, ainda não se sabe o quer dizer para os estes jovens e negros, o que é respeito ao ser humano, respeito aos seus direitos de ir e vir, sua liberdade cultural, sua liberdade de expressão. Depois querem desqualificar os jovens e as pessoas que vivem nos morros e periferias. ”LÁ NOIS TEM LIBERDADE MANO”. Espera-se que essa humilhação que aconteceu com este povo, não venha se repetir. Não venha dizer depois que os protestos sejam coisas de bandidos, de moleques e outras coisas. Façam seu trabalho como rege as leis, respeite nossa juventude, respeite nosso povo negro e respeite o cidadão. O poder destes políticos dura quatro anos, e o do povo é um legado para a vida inteira. Cuidado, 2014 vêm aí. Provoque a irá do povo, e verás quem é o povo. Salve a juventude, salve a negritude!