Ricardo Patah reeleito presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo

25/03/2023


Neste sábado (25/03) aconteceu a apuração das eleições do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) que, com 98.17% dos votos válidos, reconduziu Ricardo Patah a presidência da entidade, em anuncio feito por Luiz Carlos Motta, deputado federal e presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários).


“A chapa indica um presidente, mas sem os diretores e diretoras não existe a administração do sindicato”, explicou Ricardo Patah que agradeceu cada integrante da diretoria e reforçou que, para o Sindicato, este será um período de inúmeros desafios.


“Esta eleição não foi fácil, encontramos inúmeros problemas vindos ainda da pandemia, com lojas fechadas e uma alta rotatividade de funcionários”, disse Ricardo, que ressaltou como problemático o caso do Grupo Americanas, que pode impactar em cerca de 40 mil trabalhadores e trabalhadoras, entre outros.


“A partir de julho nós temos alguns compromissos, primeiramente mudaremos o estatuto, já temos uma comissão estudando para nos adequar ao mundo que estamos vivendo, pois temos a representação do e-commerce e os adventos tecnológicos que não constam no nosso estatuto atual. Além disso nosso foco será a melhoria significativa da convenção coletiva e a ampliação no número de associados”.


A apuração contou com a presença de Waldemar Schulz Junior (Mazinho), presidente da União Geral dos Trabalhadores no Estado de Santa Catarina e presidente do Sindicato dos Comerciários de Joinville e Região, Francisco Pereira (Chiquinho), presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e Secretário Nacional de Organização, Formação e Políticas Sindicais da UGT nacional, entre representantes sindicais de diversas outras categorias profissionais.